Estados Unidos Geral

Hillary declara vitória nas prévias e conquista nomeação histórica

Ela se consolida como a 1ª mulher candidata por partido majoritário nos EUA

Hillary é a candidata do Partido Democrata
Hillary é a candidata do Partido Democrata

DA REDAÇÃO – Hillary Clinton vai ser a candidata do Partido Democrata às eleições de novembro. Hillary declarou vitória nas prévias do Partido Democrata, na terça-feira (8) assim que ficou claro que ela ganharia a primária de New Jersey, garantindo o número de delegados necessários para vencer na convenção nacional.

“Graças a vocês, alcançamos um marco — a primeira vez na história de nossa nação que uma mulher será nomeada por um dos maiores partidos políticos para concorrer a presidente dos Estados Unidos”, afirmou Hillary em um comício perante seus eleitores no distrito nova-iorquino do Brooklyn — o momento, portanto, é histórico para os Estados Unidos.

Para alcançar a indicação pelo Partido Democrata é necessário que o pré-candidato conquiste pelo menos 2.383 delegados. Por volta da 0h desta quarta-feira (8), ela já contava com 2.446, segundo a Associated Press. A contagem dos votos na noite desta terça continua noite adentro nos seis estados que realizam prévias, incluindo a Califórnia, maior colégio eleitoral do país.

“A vitória desta noite não é apenas de uma pessoa, ela pertence a uma geração de mulheres e homens que lutaram e se sacrificaram para que este momento fosse possível”, discursou.

“Quero felicitar o senador (Bernie) Sanders por sua extraordinária campanha. Seu vigoroso debate a favor do aumento dos salários, da redução das desigualdades e por mais possibilidades de ascensão fizeram muito bem ao partido democrata e aos Estados Unidos. Acredito que somos mais fortes juntos, e as apostas nesta eleição são altas”, declarou Hillary, afirmando que o republicano “Donald Trump não tem temperamento para ser presidente e comandante” dos EUA.

Bernie Sanders, senador por Vermont e rival de Hillary na disputa democrata, já anunciou, reiteradas vezes, que não pretende jogar a toalha antes da Convenção Nacional do partido em julho, na Filadélfia. Seus simpatizantes defendem que ele lute até o fim e até mesmo desafie a indicação de Hillary.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo