Manchete Notícias

Homeland Security cancela memorando de Obama que “protegia” pais ilegais nos EUA

Isso quer dizer que pais ilegais de crianças americanas poderão ser deportados

Secretário de Homeland Security, John Kelly
Secretário de Homeland Security, John Kelly

O Departamento de Homeland Security (DHS) enterrou qualquer possibilidade de que pais ilegais de crianças americanas sejam poupados da deportação. Essa discussão existia desde 2014 quando Obama criou o DAPA – Deferred Action for Parents of Americans – que foi contestado por um juiz do Texas e negado pela Suprema Corte.

O secretário de Segurança Nacional do governo Trump, John Kelly, anunciou em comunicado o fim imediato do memorando de novembro de 2014 em que o governo do ex-presidente Barack Obama eximia, temporariamente, pais de filhos regularizados da deportação.

O programa nunca entrou em vigor porque foi suspenso pela Justiça americana. O que o Departamento de Segurança Nacional anunciou agora é que não mais contestará as decisões judiciais nem defenderá a implementação da medida de alívio migratório.

O plano de Obama visava beneficiar cerca de 4 milhões de pessoas que viviam ilegalmente nos EUA desde 2010, não tinham antecedentes criminais e tinham filhos que eram cidadãos norte-americanos ou residentes legais permanentes. A ideia era que eles entrassem no programa, que os protegeriam da deportação.

Mas seu plano foi rapidamente questionado na Justiça pelo Texas e mais 25 estados, que argumentaram que Obama havia ultrapassado os poderes garantidos à Presidência pela Constituição ao infringir a autoridade do Congresso.

Uma Corte Federal bloqueou o programa, e os juízes da Suprema Corte do país o mantiveram suspenso após a discussão empatar em 4 a 4 no ano passado.

John Kelly afirmou em comunicado que rescindiu a iniciativa porque “não há caminho plausível” para resolver a situação.

O programa que protege de deportação crianças que chegaram aos EUA ilegalmente quando ainda eram pequenos (antes de janeiro de 2010), o DACA, continua em execução.

Veja a íntegra do comunicado na página do DHS: https://www.dhs.gov/news/2017/06/15/rescission-memorandum-providing-deferred-action-parents-americans-and-lawful 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo