Estados Unidos Manchete

Homem que atirou e matou cinco em Maryland já havia processado jornal por reportagem

Jarrod Ramos, de 38 anos, vai enfrentar cinco acusações de homicídio; ele estava ameaçando o jornal nos últimos dias

Vítimas do ataque contra redação do Capital Gazette, em Annapolis, no estado americano de Maryland Foto The Baltimore Sun via AP
Vítimas do ataque contra redação do Capital Gazette, em Annapolis, no estado americano de Maryland Foto The Baltimore Sun via AP

O ataque contra a redação do jornal “Capital Gazette”, em Annapolis, no estado de Maryland, deixou cinco mortos e dois feridos na tarde de quinta-feira (28). O atirador foi identificado como Jarrod Ramos, de 38 anos, que invadiu o prédio armado e vai enfrentar cinco acusações de homicídio.

Ele já havia perdido na Justiça um processo contra o jornal. Ele acusava o jornal de calúnia em uma reportagem que retratou que ele havia sido condenado por assediar uma mulher por mais de um ano pela internet. “A vida da vítima virou um inferno”, dizia a reportagem. O atirador chegou a ameaçar o jornal várias vezes, mas “nunca de forma violenta”, disse a polícia.

Vítimas

O jornal palco do massacre fez uma homenagem às vítimas na edição desta sexta-feira: publicou as fotos deles na capa, dedicou um texto a cada um contando a biografia e deixou a página do editorial, onde alguns dos editores escreviam, em branco. Os cinco mortos foram identificados como:

Rob Hiaasen, de 59 anos, era editor do jornal, onde trabalhava desde 2010. Ele nasceu em Fort Lauderdale, e escreveu para os periódicos “The Palm Beach Post “ e “ The Baltimore Sun”.

O editor Gerald Fischman, de 61 anos, participava do conselho editorial do jornal, onde trabalhava há mais de 25 anos. Ele era admirado pelo profissionalismo e recentemente ganhou dois prêmios da Associação de Imprensa de Maryland, em Delaware, no Distrito de Colúmbia, por editoriais que escreveu.

O editor John McNamara, de 56 anos, desempenhou várias funções ao longo dos seus 20 anos de carreira no Capital Gazette. Ele adorava esportes e seu interesse pela história local o inspirou a escrever dois livros sobre a história do futebol e basquete da Universidade de Maryland. Ele estava trabalhando em um livro sobre grandes jogadores de basquete que cresceram na região de Washington.

Wendi Winters, de 65 anos, era editora e escrevia várias colunas semanais para o “Capital Gazette”. Ela deixa quatro filhos.

Rebecca Smith, 34 anos, começou a trabalhar no jornal em 2017 como assistente de vendas. O texto publicado em sua homenagem na edição desta sexta afirma que ela amava ficar com a família.

O crime

Armado, Jarrod Ramos abriu fogo contra a redação do jornal pela porta da frente por volta das 3 da tarde de quinta-feira (28).  Quatro pessoas morreram na hora e um morreu no hospital. (Com informações da CNN).

Jarrod Ramos está preso acusado de cinco homicídios
Jarrod Ramos está preso acusado de cinco homicídios
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo