Estados Unidos

Horário de Verão chega aos EUA neste domingo (10) levantando debates sobre prós e contras

Essa mudança, que ocorre às 2h da manhã do domingo (10), significa que as pessoas perderão uma hora de sono

Horário de Verão tem início no segundo domingo de março. Foto: Columbus Dispatch

No segundo domingo (10) de março, está previsto que os relógios avancem uma hora nos Estados Unidos e em muitos outros países, marcando o início do horário de verão. Essa mudança, que ocorre às 2h da manhã, significa que as pessoas perderão uma hora de sono. O horário de verão permanecerá em vigor por cerca de oito meses, até o primeiro domingo de novembro, quando os relógios serão atrasados uma hora em relação ao horário padrão.

A mudança de horário leva a manhãs mais escuras e a uma hora extra de sol à noite — como preferem os legisladores da Flórida. Em 2018, o Sunshine State se tornou o primeiro estado a adotar permanentemente o horário de verão. Desde então, mais 18 estados aprovaram a sua própria legislação, de acordo com a Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, mas nenhuma dessas leis entrou em vigor pois cabe ao Congresso dos EUA aprovar a mudança.

A lei federal permite que os governos estaduais e locais solicitem ao Secretário de Transportes dos EUA que permaneça no horário padrão permanentemente. Mas se quiserem abandonar a mudança de horário semestral, o Congresso precisa aprovar um novo projeto de lei. Apesar das tentativas dos legisladores da Flórida, especialmente do senador Marco Rubio e do deputado Vern Buchanan, todos os esforços federais para implementar o horário de verão em tempo integral fracassaram.

Estudos recentes destacam os impactos negativos e positivos da mudança de horário, levantando questões sobre sua eficácia e seus efeitos na saúde e na segurança pública. Pesquisas realizadas ao longo das últimas décadas mostraram que a mudança de horário pode perturbar os ritmos corporais naturais, alimentando o debate sobre a validade do horário de verão. Argumentos a favor e contra não faltam, com estudos apontando desde um aumento nos acidentes de carro devido à perda de sono até uma redução nos roubos devido ao aumento da luz do dia. Além disso, há preocupações com a saúde mental e a economia, embora os benefícios de economia de energia sejam também questionáveis.

O horário de verão existe há mais de um século nos EUA. Tudo começou durante a Primeira Guerra Mundial para economizar nos custos de energia, transferindo uma hora de luz natural do início da manhã para a noite. No entanto, após a guerra, houve um retorno ao horário padrão, refletindo as preferências públicas.

*com informações da CNN

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo