Ian se converte em furacão Categoria 1 e continua se fortalecendo em seu caminho para Cuba

Após passar por Cuba, Ian se dirigirá para a Flórida, e se aproximará da costa na quarta (28) ou quinta-feira (29), em função da trajetória que ele tomar

0
4136
Estágio atual do furacão Ian no boletim das 2:00 p.m. desta segunda-feira (26) (Imagem: CNH)
Estágio atual do furacão Ian no boletim das 2:00 p.m. desta segunda-feira (26) (Imagem: CNH)

Ian se converteu na manhã desta segunda-feira (26) em furacão de Categoria 1 na escala de Saffir-Simpson e continuava seu avanço pelas águas do mar do Caribe em direção a oeste de Cuba.

Em seu boletim das 2:00 p. m. EDT, o Centro Nacional de Furacões (CNH) localizava o olho de Ian a 195 milhas do extremo oeste de Cuba, para onde se dirige com ventos máximos sustentados de 85 milhas por hora. O CNH acredita em um rápido fortalecimento.

Espera-se que entre a noite desta segunda-feira e a madrugada de terça-feira (27) passe perto ou sobre as províncias ocidentais de Cuba como um furacão de categoria maior, com ventos a partir de 111 mph.

Após passar por Cuba, Ian se dirigirá para a Flórida, e se aproximará da costa na quarta (28) ou quinta-feira (29), em função da trajetória que ele tomar. O governador Ron DeSantis já declarou emergência em dezenas de condados do centro e norte do estado. Não estão descartadas ordens de evacuações nos próximos dias.