Notícias

ICE liberta imigrante mãe de dois filhos e portadora do DACA no Kentucky

Imigrante de Honduras foi presa há uma semana pelo ICE quando acompanhava outra pessoa na Corte

Mulher é portadora do DACA e tem dois filhos
Mulher é portadora do DACA e tem dois filhos

DA REDAÇÃO – Uma imigrante portadora do DACA – Deferred Action for Child Arrivals program -, benefício concedido a imigrantes que entraram no País ainda crianças,  vai ser liberada na tarde de quinta-feira (24), depois de passar uma semana detida. A hondurenha, casada e mãe de dois filhos, foi presa pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) no dia 17 de agosto, quando acompanhava outra pessoa a uma audiência na Corte em Florence, no Kentucky.

“O que fizeram foi ilegal. Ela estava sob a proteção do DACA e não poderia ter sido presa sem justificativa”, disse o cunhado da hondurenha.

Riccy Enríquez Perdomo, de 22 anos, foi levada pelos agentes no dia 17 de agosto e, desde então, foi transferida para diversas prisões da imigração.

O DACA foi criado pelo presidente Obama em 2012 para proteger da deportação jovens que entraram nos EUA ainda crianças. Trump prometeu que não deportaria os beneficiários do programa. Os portadores do DACA têm social security e autorização de trabalho, mas só podem deixar o País (e terem o direito de retornar) em casos específicos.

A prisão da jovem fez com que muitos movimentos ativistas pró-imigrantes protestassem contra sua detenção. “A detenção e o esforço para deportar essa jovem que é beneficiária do DACA viola essa lei, especialmente, porque ela não cometeu crimes e não tem ordem de deportação em seu nome”, defendeu o advogado Charleston Weng.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo