Notícias

ICE suspende operações em áreas que poderão ser atingidas por Irma

Porta-voz do Departamento de Segurança Nacional afirma que prioridade é salvar vidas, mas crimes não serão tolerados; documentos imigratórios de possíveis vítimas não serão questionados

Agentes do ICE
Agentes do ICE

O governo dos EUA suspendeu as operações de imigração nas áreas atingidas pelo furacão Irma, informou o porta-voz do Departamento de Homeland Security, Dave Lapan. Ele garantiu que a prioridade é “salvar vidas”, por isso, os agentes de imigração suspenderam atividades rotineiras, ainda que, segundo o porta-voz, seguirão atentos. “Se há atividades criminosas, não é algo que iremos ignorar. As leis não estão suspensas”, disse.

Segundo o DHS, a prioridade do Immigration and Customs Enforcement (ICE)  e Customs and Border Protection (CBP) é auxiliary as possíveis vítimas e manter a ordem pública. Isso quer dizer que nenhuma das agências de imigração vai questionar documentos imigratórios em abrigos de lugares atingidos pelo furacão, que segue como categoria 5 e causando destruição em ilhas do Caribe. .

Nenhuma vítima resgatada terá seu status imigratório questionado.

“DHS não vai prender imigrantes ilegais que não cometeram crimes nas áreas afetadas pelo Irma. Os agentes de imigração vão auxiliar as autoridades de segurança nas demais atividades para ajudar na segurança pública”, informou

A expectativa é que Irma atinja Miami no domingo (10) com ventos de até 145mph. A cidade tem, pelo menos, 450 mil imigrantes ilegais, de acordo com o Pew Research Center.

Ação similar foi tomada pelo DHS no Texas depois da devastadora passagem do furacão Harvey. Veja comunicado na íntegra

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo