Ter filhos mais tarde virou tendência nos Estados Unidos. Segundo um novo relatório do CDC, a idade média das mulheres ao dar à luz subiu de 28,7 anos em 2016 para 29,6 em 2023. Entre as mães de primeira viagem, a média passou de 26,6 para 27,5 anos no mesmo período.
A pesquisa, divulgada pelo National Center for Health Statistics, usou dados do sistema nacional de registros de nascimento. Especialistas apontam mudanças sociais e avanços na medicina reprodutiva como razões para esse adiamento, com “a evolução da tecnologia que permite postergar a gravidez”, conforme disse a ginecologista Jessica Shepherd ao canal CBS.
Outro fator relevante é o custo de criar filhos. Segundo os pesquisadores da University of New Haven, o peso financeiro influencia casais a esperar pela estabilidade econômica antes de começar (ou aumentar) a família.
O estudo também mostrou que menos adolescentes estão engravidando: em 2016, 11,8% dos primeiros filhos eram de mães adolescentes; em 2023, esse número caiu para 8,7%. A queda pode estar relacionada ao uso mais eficaz de métodos contraceptivos e às campanhas de educação sexual promovidas nas escolas americanas.