Imigração

Imigração dos EUA deteve ao menos 157 menores brasileiros em 2025

Levantamento com dados oficiais mostra que a maioria passou por centros do ICE; casos individuais que ganharam destaque na imprensa ajudam a dimensionar o impacto da política de detenção.

Dados oficiais revelam detenções de menores brasileiros por autoridades de imigração em 2025. Foto: ICE.GOV

Ao menos 157 menores de idade brasileiros foram detidos por autoridades de imigração nos Estados Unidos entre janeiro e outubro de 2025, segundo dados do governo americano. Desse total, 142 passaram por centros de detenção do ICE.

Os números foram levantados a partir de documentos obtidos pela lei de acesso à informação (Freedom of Information Act) e compilados pelo Deportation Data Project, iniciativa ligada à Universidade da Califórnia.

Apesar dos dados não cobrirem o ano inteiro, o volume chama atenção por envolver crianças e adolescentes em procedimentos de detenção migratória, parte de um cenário mais amplo de aumento da custódia de menores no sistema de imigração dos EUA.

Casos individuais ajudam a dimensionar o impacto dessas práticas. Em Massachusetts, um adolescente brasileiro de 13 anos foi detido em uma abordagem policial e transferido para outro estado, episódio que gerou protestos da comunidade e defensores de direitos civis. Em outro caso de repercussão nacional, um equatoriano de 5 anos foi mantido sob custódia durante um processo migratório, virando símbolo das críticas à detenção de crianças por autoridades federais.

A divulgação do levantamento acontece agora que os dados ficaram disponíveis publicamente. Documentos obtidos via FOIA levam meses para serem liberados, revisados e organizados. Além disso, o banco de dados do Deportation Data Project foi atualizado recentemente com informações consolidadas até outubro de 2025, permitindo a análise jornalística.

Com informações da Folha de São Paulo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo