Imigração Manchete Notícias

Imigrante escala muro na fronteira sul em busca do sonho americano

Ação durou poucos segundos e expôs a vulnerabilidade da barreira entre México e EUA

Governador republicano quer construir muro em seu estado (Foto: Reprodução Twitter)

Uma imagem chamou a atenção de quem estava próximo à fronteira entre EUA e México, na região de Otay Mesa, em San Diego, nesta terça-feira: um indocumentado ignorou as palavras do presidente Donald Trump de que o muro que divide os dois países é “impenetrável e não pode ser escalado” e atravessou a divisa, usando apenas uma grande escada e muita destreza. Há poucas semanas, na mesma área, um caminhão utilitário passou para o lado americano depois que os coiotes serraram as partes de aço do muro.

A ação não durou mais do que 30 segundos e foi registrada pelo repórter mexicano J. Omar Ornelas, especialistas em histórias de imigrantes na fronteira. Não se sabe se o indocumentado foi capturado por agentes da fronteira ao iniciar o seu sonho americano, mas o fato acabou expondo mais uma vez a vulnerabilidade do muro.

A proteção da fronteira sul é o aspecto central da política de imigração da Casa Branca. No entanto, o projeto de construção de uma nova barreira, desde o Texas até a Califórnia, tem esbarrado nas diferenças políticas entre republicanos e democratas e ainda no que representantes do governo chamam de “ativismo judicial”. “Muitos magistrados tentam bloquear a agenda presidencial por razões políticas”, afirmou Mark Morgan, comissário da Patrulha da Fronteira. No ano fiscal de 2019, os EUA efetuaram a detenção de aproximadamente 977 mil pessoas na divisa com o México.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo