Estados Unidos Manchete

Impasse sobre construção do muro na fronteira mantém governo parcialmente fechado

Trump quer $5.6 bilhões para a construção do muro na fronteira com o México, mas Democratas não cedem

Shutdown do governo começou no dia 22 de dezembro
Shutdown do governo começou no dia 22 de dezembro

O presidente Donald Trump disse na quarta-feira (2) que a paralisação parcial do governo federal será mantida até que se cumpra sua exigência de financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México. As informações são da Agência EFE.

O governo dos EUA foi parcialmente paralisado no dia 22 de dezembro e até agora não há indicação de esforços de reabrir as agências fechadas pelo impasse político que foi gerado após a demanda de Trump por fundos para o muro na fronteira sul.

“Eu não posso te dizer quando o governo vai reabrir”, disse o presidente, que passou as festividades de fim de ano na Casa Branca.  “Eu posso dizer que não vai reabrir até que tenhamos um muro, uma cerca, o que você quiser chamá-lo”, acrescentou o presidente, falando da barreira que, segundo ele, impediria a entrada de pessoas com drogas no país.
Os líderes democratas do Congresso que se reuniram na quarta-feira, 2, com o presidente na Casa Branca e pediram ao governante que destrave a parte do governo que está paralisada.

A provável próxima presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, garantiu na saída da reunião que a intenção dela e de seus colegas é “acabar com o fechamento administrativo parcial o mais rápido possível”.

“Vamos votar um pacote legislativo para reabrir o governo baseado em leis que foram antes aprovadas pelo Senado republicano, e outra legislação separada para aprovar fundos para Segurança Nacional até 8 de fevereiro”, disse Pelosi.

Pelosi explicou que aprovar esta segunda iniciativa “daria 30 dias a mais” para que democratas, republicanos e Trump negociem os fundos para a segurança fronteiriça dos Estados Unidos, sem a necessidade de ter o governo parcialmente fechado.

Tanto a Casa Branca como o líder da maioria republicana do Senado, Mitch McConnell, rejeitaram essa proposta e Trump convocou para sexta-feira outro encontro na Casa Branca com os líderes de ambos partidos.

“Como disse nas últimas semanas, o Senado terá prazer em votar uma medida que a Câmara aprove e que o presidente vá assinar. Mas não vamos votar a favor de outra coisa”, destacou McConnell após a reunião.

Concretamente, a paralisação afeta agências de dez departamentos do Executivo, incluindo Transporte e Justiça; assim como dezenas de parques nacionais, que costumam ser uma grande atração turística. As Cortes de Imigração também estão fechadas para julgamentos e audiências.

A paralisação também prejudica 800 mil dos 2,1 milhões dos funcionários federais, que não receberão seus salários enquanto o governo permanecer fechado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo