Estados Unidos Manchete

Incêndios na Califórnia já mataram pelo menos 30 pessoas

Famosos como Gerard Butler, Miley Cyrus, Neil Young e Robin Thicke estão entre as personalidades que perderam suas casas em incêndios no Estado; Trump culpa má gestão florestal da Califórnia por incêndios

Gerard Butler tem casa destruída em incêndio na Califórnia
Gerard Butler tem casa destruída em incêndio na Califórnia

Incêndios em diversos pontos da Califórnia já retirou milhares de residentes de suas casas e mataram pelo menos 31 pessoas segundo informações da CNN. O fogo está destruindo o sul do Estado, em Woosey, a norte de Los Angeles. Na cidade, os incêndios já destruíram 85.500 acres, destruiu 179 casas e ameaça outras 57 mil. Outros dois focos de incêndio em Hill e

O presidente Donald Trump culpou o governo da Califórnia pela “má administração das florestas” que, segundo ele, provocou os devastadores incêndios do estado e ameaçou cancelar futuras ajudas federais.

“Não há razão para esses incêndios florestais enormes, mortais e onerosos na Califórnia, exceto pelo fato de a gestão florestal ser tão pobre. Bilhões de dólares são dados todos os anos e tantas vidas foram perdidas, tudo por causa da má administração das florestas. Ou se remedia agora ou não haverá mais pagamentos federais!”, afirmou Trump no Twitter.

Até então, o incêndio que atingiu o Griffith Park, em Los Angeles, ocorrido em 1933, era o incêndio com o maior número de mortos na história da região, de acordo com o Departamento de Bombeiros da Califórnia (Cal Fire).

O Camp Fire, que afeta uma ampla região do condado de Butte, na cordilheira Sierra Nevada, ao norte da capital do estado, Sacramento, é o maior e mais devastador dos três que estão ativos no estado.

Segundo o chefe de polícia local, Kory Honea, os novos corpos foram recuperados em Paradise e seus arredores ao final do quarto dia de combate às chamas. Cerca de 228 pessoas ainda estão desaparecidas, enquanto 137 foram localizadas após amigos ou familiares terem afirmado que não tinham conseguido entrar em contato com elas.

A causa ainda não foi oficialmente determinada, mas autoridades do setor elétrico informaram que aconteceu um corte de energia perto do local de origem das chamas, noticiou o jornal “Sacramento Bee”.

Famosos afetados pelo incêndio

O Woolsey Fire afeta os condados de Ventura – onde fica a cidade de Malibu, residência de várias estrelas de Hollywood – e de Los Angeles, ao sul do estado. No último sábado, famosos como Lady Gaga, Kim Kardashian e Guillermo del Toro tiveram que abandonar suas casas. As casas de Neil Young, Robin Thicke, Gerard Butler e Miley Cyrus foram destruídas.

O ator Gerard Butler postou que sua casa em Malibu ficou completamente destruída pelas chamas.

“Retornei para minha casa em Malibu após a evacuação. Momento doloroso em toda a Califórnia. Inspirado como sempre pela coragem, espírito e sacrifício dos bombeiros”, escreveu o ator, que agradeceu aos profissionais da corporação. “Se você puder, apoie esses homens e mulheres corajosos”, escreveu Butler, compartilhando a página para doações aos bombeiros.

No domingo, as autoridades anunciaram que encontraram duas pessoas mortas em um veículo. Agora os bombeiros que lutam na região se preparam para a chegada dos perigosos ventos de Santa Ana (secos e quentes), que poderiam alastrar as chamas, segundo as autoridades.

“Hoje temos mais de 8.000 bombeiros federais, estaduais e locais nas linhas de frente”, afirmou Scott Jalbert, comandante do Cal Fire. “Infelizmente, com estes ventos, não terminou. Tenham cuidado”, completou. (Com informações do G1, Reuters e CNN).

Bombeiros lutam contra o incêndio de Woolsey enquanto continua a queimar em Malibu, na Califórnia, no domingo (11) — Foto Eric Thayer Reuters
Bombeiros lutam contra o incêndio de Woolsey enquanto continua a queimar em Malibu, na Califórnia, no domingo (11) — Foto Eric Thayer Reuters
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo