Mundo

Índia inaugura estátua mais alta do mundo

Obra é duas vezes mais alta que a Estátua da Liberdade em New York e seis vezes maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro

Estátua é seis vezes maior que o Cristo Redentor
Estátua é seis vezes maior que o Cristo Redentor

A Índia inaugurou esta semana a estátua mais alta do mundo em Gujarat, o estado natal do primeiro-ministro nacionalista hindu Narendra Modi, sob fortes medidas de segurança contra manifestações de comunidades tribais locais.

Narebdra inaugurou pessoalmente a estátua de bronze, concreto e aço, que mede 182 metros de altura e representa Sardar Vallabhbhai Patel, o primeiro-ministro do Interior da Índia e uma das figuras da independência do país, que o partido no poder quer transformar em modelo.

A obra é duas vezes mais alta que a Estátua da Liberdade em New York e seis vezes maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A estátua tem pedestal incluído e mostra Sardar Vallabhbhai (1875-1950) vestido com um tradicional dhoti e um xale nos ombros.

“Hoje é um dia que será lembrado na história da Índia”, declarou Narendra Modi em seu discurso. Vários helicópteros jogaram flores sobre a “Estátua da Unidade”, construída às margens de um rio, na remota região do estado ocidental de Gujarat.

A estátua custou 29.900 milhões de rupias, cerca de 404 milhões de dólares.. As comunidades tribais da região se opuseram à sua construção, criticando seu alto preço e seu impacto no meio ambiente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo