Manchete Negócios

Inflação nos EUA registra queda pela primeira vez desde agosto

Preços ao consumidor caíram um pouco em abril em comparação com março; Biden afirma que reduzir a inflação é prioridade no seu governo

Inflação registrou alta de 7.5%
Inflação registrou alta de 8.4% em abril

A inflação nos Estados Unidos registrou queda em abril pela primeira vez desde agosto do ano passado. De acordo com números divulgados pelo Bureau of Labor Statistics nesta quarta-feira (11), os preços ao consumidor tiveram alta de 8.3% nos últimos 12 meses. Em março, foi registrado um recorde em mais de 40 anos, quando o índice chegou a 8.5%.

Energia elétrica e alimentos tiveram aumento de 6.2% nesse período. No geral, os preços subiram 0.3%, menos que 1.2% de aumento registrado em março.

Segundo economistas, esses números mostram que a inflação está em queda e que os preços devem baixar mais nos próximos meses.

O presidente Joe Biden disse que reduzir a inflação é sua principal prioridade nacional. “Quero que cada americano saiba que levo a inflação muito a sério”, declarou o presidente.

Biden disse que algumas das “raízes da inflação” estão “fora de (seu) controle”, como a pandemia de covid-19 ou os efeitos da guerra da Rússia contra a Ucrânia. “É por isso que vemos uma inflação histórica no mundo inteiro”, insistiu, ao destacar que não se trata de um problema exclusivo dos EUA. Segundo o democrata, em março, 69% da inflação nos EUA originava-se do aumento da gasolina provocado pelo conflito na Ucrânia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo