Imigração Manchete

Influenciador venezuelano que encoraja migrantes a invadir casas vazias nos EUA é procurado pelo ICE

A conta de Leonel Moreno no TikTok, onde ele acumulou meio milhão de seguidores, foi suspensa depois que seus polêmicos vídeos se tornaram virais

O venezuelano Leonel Moreno acumulou meio milhão de seguidores no TikTok. Foto: TikTok

Um migrante venezuelano famoso por compartilhar dicas sobre como invadir casas vazias e viver às custas do governo americano está fugindo do ICE, revelaram as autoridades de imigração. A conta de Leonel Moreno no TikTok (@leitooficial_25), onde ele acumulou meio milhão de seguidores, foi suspensa depois que seus polêmicos vídeos se tornaram virais. A plataforma afirmou que ele infringiu as normas da rede social por promover atividades criminosas.

Segundo investigação do The New York Post, Moreno está fugindo das autoridades de imigração desde que cruzou ilegalmente a fronteira EUA-México em Eagle Pass, Texas, em abril de 2022. O venezuelano inscreveu-se no programa “Alternatives to Detention”, que permite que migrantes em liberdade condicional fiquem em liberdade enquanto as autoridades os monitoram até a próxima audiência no tribunal. Mas Moreno, que agora aparentemente mora na região de Columbus, em Ohio, não compareceu ao julgamento em Miami em novembro de 2022, e agora está listado como um “fugitivo” do programa.

“Testemunhamos outro indivíduo que foi autorizado a entrar nos EUA sob o programa ATD, apenas para fugir e fazer vídeos no TikTok explicando como infringir a lei”, disse o ex-diretor do escritório de campo do ICE, John Fabbricatore, ao Post. “A questão permanece: quantos milhares de pessoas estão desaparecidas depois de fugirem deste programa?”, provocou.

Na terça-feira (26), Moreno postou vários clipes aparentemente chorando em uma conta recém-criada, alegando que estava sendo perseguido e ameaçado depois que sua conta original do TikTok foi suspensa no sábado (24). “Estou em perigo de morte nos EUA! Eu preciso de proteção! Estou sendo perseguido! Minha conta foi bloqueada!”, disse em vídeo. “Meu povo, preciso que vocês prestem atenção ao que está acontecendo porque minha família está em perigo. Eles apagaram minhas contas do TikTok. Recebi ameaças de pessoas poderosas. Ajuda!”, finalizou.

Na nova conta, Moreno demonstra que não tem intenção de interromper seu tipo de conteúdo, já que compartilhou um clipe na quarta-feira contando notas de cem dólares e dizendo que não precisa “trabalhar como escravo” para ganhar dinheiro e zomba dos contribuintes americanos.

Em um de seus vídeos virais, Moreno instrui seus seguidores sobre como invadir as casas e invocar direitos nos EUA, alegando que, segundo a lei americana, “se uma casa não for habitada, podemos tomá-la”. Moreno também ganhou as manchetes em fevereiro, depois de exigir que os venezuelanos se unissem para ajudar um migrante de 15 anos acusado de atirar em um turista e de tentar matar um policial de na Times Square, em New York. Os vídeos têm sido amplamente compartilhados à medida que os migrantes venezuelanos que fogem do colapso de seu país, se tornam a nacionalidade com a maior crise migratória do mundo, com mais de 7,7 milhões de pessoas deixando o seu país.

A Venezuela sofreu crises políticas, econômicas e humanitárias ao longo da última década, tornando alimentos e outras necessidades inacessíveis para aqueles que permanecem no país. A grande maioria dos que fugiram estabeleceu-se em países vizinhos da América Latina, mas muitos migraram para os Estados Unidos nos últimos três anos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo