Comunidade

Iniciativas para conter a invasão de iguanas no Sul da Flórida começam a ser discutidas

Ocean Ridge pretende gastar $16 mil com projeto para controlar a população dos animais

Invasão de iguanas no Sul da Flórida preocupa moradores (PHOTO SunSentinel)
Invasão de iguanas no Sul da Flórida preocupa moradores (PHOTO SunSentinel)

Proprietários de casas cansados de iguanas danificando seus quintais têm contratado companhias especializadas para intervir. Agora, uma comunidade do Sul da Flórida planeja oferecer ajuda.

A comunidade de Ocean Ridge, no condado de Palm Beach, vai gastar $ 16 mil para contratar um empreiteiro para ajudar a conter a invasão das iguanas. “Se tivermos algum sucesso em nosso projeto, poderemos convencer algumas das outras comunidades locais a investir algum dinheiro para erradicar os animais ou pelo menos manter o número de iguanas controlado”, disse o prefeito Jim Bonfiglio à WPTV-Ch. 5.

As iguanas têm proliferado de forma descontrolada nos últimos meses, sendo vistas nas casas e quintais das pessoas. Alguns moradores consideram os herbívoros um incômodo, porque comem os jardins e deixam o que digerem nos pátios.

Em uma reunião recente, os líderes da cidade endossaram gastar o dinheiro para o programa de controle de iguanas, o orçamento está sob revisão, e se aprovado, o empreiteiro contratado removeria as iguanas das áreas públicas e da cidade, e os cidadãos avaliariam o trabalho.

O sócio da cidade, James Titcomb, comparou a proliferação de iguanas com a das cobras piton em Everglades, de acordo com o jornal Coastal Star. “Os animais não eram problema, até que viraram um problema ao crescer em quantidade exponencialmente”, disse Titcomb.

Você sabia?

A iguana é um réptil original de regiões tropicais da América Central, América do Sule Caribe, ou seja, não é uma espécie nativa da Flórida. 

As primeiras iguanas foram reportadas na Flórida na década de 60 na região de Hialeah, Coral Gables e Key Biscayne. Elas chegaram por meio de moradores que as criavam como pets e, como o animal crescia, os abandonavam na natureza. Elas encontraram na Flórida seu habitat ideal, já que só sobrevivem no ambiente quente e úmido.

As iguanas têm hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores, podendo atingir até 180 cm de comprimento. Quando jovens, os iguanas possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de uma iguana possui dois terços do comprimento total do corpo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo