Estados Unidos Manchete

IRS espera um milhão de declarações por hora no último dia de prestação de contas com o governo federal

O prazo final do imposto é a última chance do contribuinte solicitar uma prorrogação, o que adia o prazo da declaração para 15 de outubro

Contribuintes tem até 15 de abril para entregar declaração ou pedir extensão. Foto: Detroit Free Press

O prazo final para prestar contas dos impostos ao governo federal chegou e o IRS se prepara para uma enxurrada de declarações de última hora. “Em um dia como hoje, 15 de abril, poderemos ver um milhão de declarações chegando a cada hora”, disse o comissário do IRS, Danny Werfel, em entrevista à CNBC nesta segunda-feira. Em 5 de abril, o IRS recebeu cerca de 102 milhões de declarações, o que representa cerca de 70% dos mais de 146 milhões de declarações esperadas no início da temporada fiscal.

Embora 15 de abril seja o prazo federal para a maioria dos contribuintes, os contribuintes de Maine e Massachusetts têm até 17 de abril. Também há prorrogações automáticas para alguns contribuintes afetados por desastres naturais. Mas quem não cumprir o prazo de declaração de impostos e dever um saldo, poderá esperar multas e juros do IRS.

Em caso de não apresentação do pedido, o IRS cobra 5% dos impostos não pagos por mês ou mês parcial, limitado a 25% do saldo devido. A multa por mora é de 0,5% ao mês ou mês parcial, com taxa máxima de 25% dos impostos não pagos. Os juros são baseados nas taxas atuais.

O prazo final do imposto é a última chance do contribuinte solicitar uma prorrogação, o que adia o prazo da declaração para 15 de outubro. Mas a “extensão do arquivo não é uma prorrogação do pagamento”, alertou Werfel. Além disso, dois em cada três contribuintes que vão entrar com o processo até o prazo, na noite de segunda-feira, terão um reembolso, afirma a emissora.

De acordo com o IRS, quem não consegue pagar os impostos dentro do prazo também tem opções, podendo solicitar um plano de pagamento, ou “acordo de parcelamento”, para pagar o saldo ao longo do tempo.

Em 5 de abril, o IRS processou quase 67 milhões de reembolsos, com um pagamento médio de $ 3.011, um aumento de 4,6% em relação ao reembolso de abril passado, informou a agência na sexta-feira. “Não vá até o correio”, disse Werfel. “Arquive eletronicamente, selecione depósito direto e você receberá seu reembolso em menos de 21 dias”, afirmou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo