Mundo

Israel intensifica resposta militar depois de ataque com mísseis do Irã

Exército envia mais tropas ao Líbano e promete ação "dolorosa" contra o Hezbollah, enquanto a tensão na região aumenta.

Vista noturna de Tel Aviv: na terça-feira à noite dezenas de mísseis iranianos sobrevoaram a cidade. Foto: Wikimedia Commons/ Edouard Marmet

Israel anunciou o envio de tropas para o sul do Líbano em resposta ao ataque de mísseis do Irã, que disparou cerca de 200 mísseis contra o país na noite de terça-feira. O Exército israelense está mobilizando soldados e uma brigada de tanques para realizar uma ofensiva “limitada e localizada” contra o Hezbollah, grupo militante apoiado pelo Irã.

O porta-voz do Exército israelense para a comunidade árabe, Avichay Adraee, alertou os moradores de 24 vilarejos no sul do Líbano para evacuarem imediatamente, ressaltando que qualquer civil próximo a combatentes, instalações ou armas do Hezbollah corre risco de vida. Nesta quarta-feira, sirenes soaram no norte de Israel, onde o Exército informou que aproximadamente 100 foguetes foram disparados do Líbano. Alertas foram emitidos para as comunidades próximas às cidades portuárias de Haifa e Galileia Ocidental.

O Exército israelense confirmou a morte de um soldado em combate no Líbano, enquanto o Hezbollah alegou ter matado e ferido um número não especificado de tropas israelenses. Segundo o Ministério da Saúde do Líbano, mais de mil pessoas, incluindo 87 crianças, morreram em duas semanas de ataques israelenses no país.

Em relação ao ataque iraniano, o Irã disparou cerca de 180 mísseis balísticos contra Israel na noite de terça-feira, e o Exército israelense afirmou que a maioria foi interceptada, embora alguns tenham atingido os alvos. A única morte confirmada por causa do ataque foi de um palestino de 38 anos na Cisjordânia ocupada, onde um míssil caiu na cidade de Jericó.

Imagens de vídeo compartilhadas nas redes sociais mostraram uma grande cratera onde um míssil caiu perto da sede do Mossad, a agência de espionagem israelense. Funcionários da Jordânia relataram que duas pessoas ficaram levemente feridas devido a estilhaços.

O Pentágono informou que dois destroyers dispararam uma dúzia de interceptores contra os mísseis iranianos em direção a Israel. Agora, a região se prepara para a resposta de Israel e para o risco de uma guerra mais ampla.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo