Negócios

Itamaraty apoia empreendedorismo brasileiro no exterior

Livro foi lançado no Itamaraty em Brasília
Livro foi lançado no Itamaraty em Brasília

O Itamaraty lançou na sexta-feira (7), os 16 primeiros guias da série “Como empreender no exterior” e o livro “Brasileiros nos Estados Unidos – Meio Século Refazendo a América (1960-2010)”, de Álvaro Eduardo de Castro e Lima e Alanni de Lacerda Barbosa de Castro.

Os guias “Como empreender no exterior” trazem orientações para brasileiros residentes fora do Brasil que desejem iniciar ou aprimorar seus pequenos e médios empreendimentos comerciais.

Além de edições sobre treze países (Alemanha, Bélgica, Chile, Holanda, Luxemburgo, Irlanda, Itália, Japão, Reino Unido, Suíça e Suriname), a série traz três guias específicos para as regiões da Nova Inglaterra e da Flórida, nos EUA, e do Québec, no Canadá.

Os guias foram elaborados com base num amplo levantamento efetuado pela rede de consulados e setores de promoção comercial do Itamaraty ao redor do mundo, e trazem informações e orientações sobre providências para abertura de negócio; legislação fiscal, trabalhista, alfandegária, migratória; oferta local de assistência jurídica, contábil e fiscal e de capacitação empresarial e profissional; a montagem de plano de negócios; abertura de lojas físicas; comércio eletrônico; mercado de massa e nichos de mercado; cultura empresarial local, e suas diferenças e peculiaridades em relação ao Brasil.

A iniciativa partiu da constatação, pela área consular do MRE, de forte vocação empreendedora das comunidades brasileiras emigradas, da existência de diversos mecanismos de apoio oferecidos pelos países de acolhimento, e, finalmente, de um mercado consumidor natural – o “mercado da saudade” – entre os próprios brasileiros.

Livro ‘Brasileiros nos Estados Unidos’

O livro “Brasileiros nos Estados Unidos – Meio Século Refazendo a América (1960-2010)”, será apresentado pelo Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e pelos autores, Álvaro Eduardo de Castro e Lima e Alanni de Lacerda Barbosa de Castro.

O trabalho traz dados estatísticos e análises inéditos sobre a evolução e a situação atual da comunidade nos EUA, e abrange aspectos como escolaridade, renda, inserção no mercado de trabalho, com especial ênfase no tema do empreendedorismo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo