Jair Bolsonaro foi o candidato mais votado em todas as cidades dos Estados Unidos

Menos da metade dos eleitores aptos a votar no Exterior compareceu às urnas; Bolsonaro teve 112.058 fora do Brasil; Haddad teve 19.374

0
5541
Jair-Bolsonaro vai disputar o segundo turno com Fernando Haddad
Jair-Bolsonaro vai disputar o segundo turno com Fernando Haddad

O candidato à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), teve 112.058 votos fora do Brasil. Ele venceu em todas as cidades dos Estados Unidos –  Atlanta, Boston, Chicago, Los Angeles, Miami/Orlando, New York, São Francisco e Washington – e na grande maioria das cidades do Exterior. Bolsonaro venceu em 116 das 136 cidades fora do Brasil onde havia postos de votação. No total, mais de 500 mil brasileiros estavam aptos a votar em 99 países no domingo (7), no primeiro turno das eleições. Como não moram no Brasil, esses eleitores só puderam votar para o cargo de presidente. As informações são do G1.

A abstenção no exterior chamou a atenção. Apesar de meio milhão de eleitores brasileiros estarem aptos para votar, só 41% do total de eleitores haviam comparecido às urnas nas embaixadas e consulados pelo mundo.

Ciro Gomes (PDT) foi o vencedor em outras 12, e Fernando Haddad (PT) foi o mais votado em seis.

Em duas cidades, Accra (Gana) e Moscou (Rússia), Ciro e Bolsonaro ficaram empatados com 6 e 18 votos cada, respectivamente. Em Dublim (Irlanda), Ciro superou Bolsonaro por apenas três votos.

De oito cidades americanas que entraram no levantamento, Bolsonaro havia vencido em todas. Ele também foi o mais votado nas três cidades japonesa e nas capitais de Venezuela, Irã e Israel, onde só houve um local de votação.

Já Ciro foi o mais votado nas capitais da França, da Alemanha e da China – na França, o único posto de votação foi em Paris; já nos dois últimos países, houve votação em outras cidades, onde venceu o candidato do PSL.

Haddad, por sua vez, venceu em países árabes como a Palestina e a Jordânia, nas duas cidades da Nigéria e na capital de Cuba, Havana.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro tinha 58,68% dos votos, seguido de Ciro, com 14,55% dos votos. Haddad recebeu 10,14% dos votos válidos.

Resultado das eleições no Exterior

Em nove cidades, o candidato mais votado teve pelo menos 70% do total de votos válidos. Bolsonaro foi o vencedor em oito delas: Salto del Guairá, Ciudad del Este e Concepción, no Paraguai, Cantão (China), Hamamatsu e Nagoia (Japão), Miami e Boston, também nos Estados Unidos, onde, com 95,65% das urnas apuradas, ele havia recebido 72.85% dos votos.

Já Haddad foi o mais votado em Ramallah, na Palestina: 72,92% dos votos dos brasileiros no local foram para ele.

O segundo turno das eleições acontece no dia 28 de outubro e será disputado por Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.