Jeff Bezos anuncia que doará maior parte de sua fortuna em vida

Fundador da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo, Bezos foi criticado por não assinar o Giving Pledge, campanha que encoraja bilionários a doar riqueza para filantropia

0
1216
Bezos, ao lado da namorada, promete doar bilhões para filantropia. Foto: Reprodução CNN

Fundador da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos anunciou nesta segunda-feira (14) que pretende doar a maior parte de sua fortuna ainda em vida.

Bezos, cujo valor em “tempo real” é estimado em cerca de $124,1 bilhões, fez o anúncio durante uma entrevista à CNN, ao lado da namorada Lauren Sanchez. O bilionário não especificou como ou para quem vai doar o dinheiro, mas disse que o casal está construindo mecanismos para isso. “A parte difícil é descobrir como fazer isso de forma alavancada”, disse Bezos. “Não é fácil. Construir a Amazon não foi fácil. Foi preciso muito trabalho duro e companheiros de equipe muito inteligentes. E estou descobrindo, junto com Lauren, que a filantropia é muito semelhante. Não é fácil. É realmente difícil.”

Entre outras doações, ele prometeu $10 bilhões para combater as mudanças climáticas como parte de sua iniciativa Bezos Earth Fund. De acordo com o The Chronicle of Philanthropy, Bezos doou $510,7 milhões para instituições de caridade no ano passado.

Bezos havia sido criticado no passado por não assinar o Giving Pledge, a campanha lançada por Bill Gates, Melinda French Gates e Warren Buffet para encorajar bilionários a doar a maior parte de sua riqueza por meio da filantropia. Sua ex-esposa, McKenzie Scott, assinou a promessa em 2019 e, desde então, emergiu no campo da da filantropia, ajudando instituições de caridade em todo o país com contribuições inesperadas – e muitas vezes secretas. Nos últimos três anos, ela doou mais de $12 bilhões para faculdades e universidades negras, grupos de direitos das mulheres e outras organizações sem fins lucrativos.

Bezos, que se divorciou de Scott em 2019, deixou o cargo de CEO da Amazon no ano passado para dedicar mais tempo à filantropia e outros projetos.