Local

‘Jesus Lizard’, nova espécie invasora ganha terreno na Flórida

Ambientalistas pedem ajuda dos moradores para 'denunciar' a presença dos pequenas iguanas que podem correr sobre a água

Brown Basilisk são originárias das regiões costeiras que vão do México ao Panamá (foto: Wikimedia)
Brown Basilisk são originárias das regiões costeiras que vão do México ao Panamá (foto: Wikimedia)

Moradores das regiões sul e central da Flórida estão sendo encorajados a identificar e denunciar a presença de um certo tipo de iguana não nativa em suas áreas residenciais. O alerta foi feito pelo UF Institute of Food and Agricultural Sciences (UF/IFAS). O nome científico da espécie é Brown Basilisk, mas recebeu o apelido de Jesus Lizard, por conta sua habilidade de correr por vários metros sobre a água quando assustadas ou perseguidas por um predador.

Originários das regiões costeiras que vão do México ao Panamá, os pequenos répteis tem uma crista proeminente e lembram o jurássico velociraptor em versão miniatura.  Assim como a maioria das criaturas invasoras na Flórida, acredita-se que os Brown Basilisk tenham chegado por meio do comércio clandestino de bichos exóticos e, por alguma razão, acabaram soltos na natureza por seus donos e se multiplicaram rapidamente.

Segundo os cientistas, a área onde eles estão ganhando mais terreno vai de West Palm Beach a Orlando.

Os estudiosos estão analisando os hábitos alimentares desses animais para tentar controlar futuros desequilíbrios ao ecossistema nativo. “Ainda não sabemos muito sobre os impactos dessas iguanas no meio ambiente. Não sabemos o suficiente sobre sua dieta e reprodução, mas, felizmente, temos  pesquisadores dedicados estudando essas questões”, disse Ken Gioeli, um agente de recursos naturais e meio ambiente da UF/IFAS.

Ao avistarem um Brown Basilisk, os residentes devem tirar fotos com seus celulares e fazerem o upload no aplicativo  IveGot1, ou pelo website eddmap.com. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo