Estados Unidos Geral

Joe Biden anuncia que não irá se candidatar à presidência dos EUA

Vice de Obama era cotado para disputar candidatura pelo partido

DA REDAÇÃO, com Reuters – O vice-presidente americano, Joe Biden, anunciou na quarta-feira (21) que não será candidato nas primárias que definirão quem vai disputar a presidência dos EUA pelo partido democrata em 2016.

Biden disse que a “janela” de tempo necessária para construir uma candidatura viável se “fechou”, enquanto sua família se preparava para enfrentar uma corrida eleitoral apesar da recente perda de seu filho Beau Biden, que morreu de câncer no cérebro.

“Acredito que não temos tempo, o tempo necessário para montar uma campanha vencedora para a indicação”, declarou ao lado do presidente Barack Obama e de sua esposa Jill Biden, no jardim da Casa Branca, em Washington.

Biden afirmou que, apesar de não ser candidato, não ficará em silêncio e terá participação ativa até o fim do seu mandato. Ele disse ainda que se esforçará para apoiar a busca pela cura do câncer nos meses que ainda tem como vice-presidente.

Recentemente, Biden criticou implicitamente Hillary Clinton e se gabou de sua proximidade com o presidente Barack Obama, o que pareciam dicas sutis de uma possível candidatura, que não se confirmou. Ele aparecia em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto nas primárias.

Hillary Clinton aumenta vantagem
A pré-candidata à Casa Branca Hillary Clinton aumentou sua vantagem frente a seu principal rival na corrida pela nomeação democrata, Bernie Sanders, após o primeiro debate televisionado do partido, segundo uma pesquisa divulgada na terça-feira (20).

O vice-presidente americano Joe Biden, que ainda duvida sobre uma possível candidatura, está em terceiro lugar segundo a pesquisa da NBC/Wall Street Journal.

Hillary continua a ser a líder da corrida, 20 pontos à frente de Sanders, e com o apoio de 49% contra 42% no mês passado.

O apoio de Sanders, o único rival formal da ex-secretária de Estado, caiu de 35% para 29%, segundo a pesquisa.

A pesquisa mostra pouco apoio para Biden, de apenas 15%. A sondagem, realizada com 400 pessoas que disseram que votariam nas primárias democratas, foi realizada entre os dias 15 e 18 de outubro.

O desempenho de Hillary no debate de 13 de outubro foi visto como um novo impulso à sua campanha.

Sorridente e descontraída, a ex-primeira dama desviou dos golpes do senador Bernie Sanders e de outros três aspirantes durante o confronto de duas horas em Las Vegas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo