Estados Unidos Manchete

Joe Biden toma posse: “Hoje a democracia prevaleceu”

Com discurso conciliador, o Democrata prometeu governar para todos, mesmo os que não apoiaram sua camapanha

Joe Biden durante discurso de posse como 46º presidente dos EUA (foto: Reuters)
O presidente Joe Biden (foto: Reuters)

Joseph Robinette Biden Jr., 78, foi empossado nesta quarta-feira (20) como 46th presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia no Capitólio.

Ao lado de Kamala Harris, a primeira mulher vice-presidente dos EUA, Biden proferiu um discurso conciliador e reafirmou seu compromisso em unificar o país.

“Meu coração está totalmente nisso, unificar a América, unificar nosso povo, e eu peço a cada americano para se juntar a mim nessa tarefa. A democracia prevaleceu”, disse o presidente. “Eu sei que as forças que nos dividem são profundas e verdadeiras. Mas não são novas”, completou.

Biden prometeu ser um “presidente para todos os americanos”, incluindo aqueles que não votaram nele. Ele disse compreender que algumas pessoas tenham medo do que é diferente. “Lemos jornais diferentes, temos ideias diferentes. Mas é preciso acabar a guerra incivil entre vermelho e azul”, disse, referindo-se às cores dos dois grandes partidos políticos dos EUA.

O presidente falou da obrigação de respeitar a Constituição e combater as mentiras.  Assim, o país será “mais próspero, mais preparado para o futuro”, e ainda “poderemos discordar”.

Ele também pediu que todos os cidadãos se unam no desafio de combater a pandemia de covid-19 e honrar as mais de 400 mil vidas perdidas para o coronavírus nos EUA.  O Democrata garantiu, ainda, que restabelecerá as alianças com os países amigos.

Por fim, o presidente deixou uma mensagem aos americanos:

Qual será o nosso legado? Que dirão os nossos filhos? Que digam de mim, que fui um dos que acreditaram em partilhar as bênçãos que recebi. Que eu saiba no meu coração, quando os meus dias acabarem: América, América, América, eu te dei o meu melhor.

Por causa da pandemia de covid-19 o público não pôde comparecer à cerimônia de posse. Porém, o National Mall, local onde as pessoas tradicionalmente se concentram para acompanhar a posse presidencial foi decorado com quase 200 mil bandeiras americanas para representar os ausentes.

Os ex-presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama participaram da cerimônia. O vice-presidente do governo anterior, Mike Pence, também esteve presente.

Joe Biden torna-se o presidente mais bem votado da história dos EUA com mais de 70 milhões de votos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo