A pressão de jogadores e torcedores deu resultado: o jogo entre Barcelona e Villareal pelo campeonato espanhol, que seria realizado em Miami, foi confirmado para El Madrigal, na província de Castellón, na Espanha. Os protestos contra a realização do confronto em solo americano se intensificaram na última rodada, quando atletas de várias equipes – sob a alegação de que não foram consultados sobre a ideia – ficaram parados por 30 segundos após o pontapé inicial de várias partidas. “Faltou transparência e diálogo por parte dos dirigentes”, afirmou a Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE) em um comunicado.
O jogo seria realizado no Hard Rock Stadium, no dia 20 de dezembro, justamente a última rodada antes da parada para as festas de final de ano. A decisão da La Liga de organizar uma partida oficial nos Estados Unidos tinha como objetivo a internacionalização do campeonato e, naturalmente, os ganhos financeiros, mas faltou combinar com os astros do espetáculo – os jogadores. “É uma oportunidade perdida em termos de divulgação e novas receitas. E não prejudicaria a integridade da competição”, justificou a entidade, que havia obtido a autorização da Uefa para o evento.
Vale lembrar que clubes como Real Madrid e Barcelona já realizam a pré-temporada nos EUA, onde possuem uma legião de fãs, mas esta seria a primeira vez que um jogo oficial do campeonato espanhol seria realizado fora do país. Há alguns anos, a Supertaça da Espanha (disputa entre os vencedores e vices do campeonato e da Copa do Rei) é jogada na Arábia Saudita, em troca de 320 milhões de euros por um contrato até 2029. O dinheiro é, segundo os dirigentes, reinvestido no futebol.
A venda de ingressos para o jogo em Miami, agora cancelado, já estavam em curso, ao preço mínimo de 200 dólares. A organização não informou quantos bilhetes já haviam sido vendidos. O lucro presumido para os dois clubes girava em torno de 8 milhões de euros, mas os jogadores e os técnicos das duas equipes não gostaram da ideia: “Além do desgaste excessivo causado por uma viagem transcontinental, abre um precedente perigoso”, afirmou Hansi Flick, treinador do time catalão. Após nove rodadas, Barcelona e Villareal ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posição no campeonato.

