Imigração

Jovem americano latino denuncia abordagem violenta e preconceito na Flórida

Cidadão relata indignação ao ser tratado como indocumentado por sua aparência.

Vídeo mostra momento em que jovem americano é detido por agentes de imigração e policiais da Flórida em abordagem controversa. Foto: Reprodução TV

Dois meses após ter sido detido por agentes de imigração na Flórida, Kenny Laynez, cidadão americano de 18 anos, decidiu falar publicamente sobre o episódio. Em vídeo gravado no momento da abordagem, um agente da Border Patrol diz a ele: “You have no rights here. You’re an ‘amigo’, brother”, frase usada de forma depreciativa para associar sua origem latina à ideia de que ele não teria documentos. O caso gerou revolta entre ativistas e reacendeu alertas sobre o impacto da repressão migratória na comunidade latina, inclusive entre cidadãos americanos.

Laynez, que nasceu e foi criado em West Palm Beach, a 100 km de Miami, estava a caminho do trabalho com a mãe e outros colegas quando teve o carro parado por excesso de passageiros no banco da frente. Segundo ele, dois passageiros estavam sem documentos. Mesmo sem encontrar resistência, os agentes usaram um Taser durante a abordagem e Laynez foi detido. Seu celular continuou gravando e captou falas dos agentes sobre o uso de força e a promessa de receber um bônus de $30 mil pelas prisões. Ele afirma que até hoje não conseguiu contato com os colegas que foram levados pelos agentes.

O caso ocorre em meio à decisão do governo da Flórida de autorizar mais de 1.800 policiais estaduais e locais a atuarem em operações de imigração. Para organizações como o Guatemala Maya Center, a medida amplia o risco de abusos e violações de direitos civis. “Conferir autoridades a agentes tão rapidamente vai trazer consequências graves”, alerta Mariana Blanco, diretora do centro.

A Border Patrol afirmou que os detidos resistiram à prisão, mas não comentou o fato de um cidadão americano ter sido abordado de forma violenta. Para Laynez, o mais doloroso foi ouvir que não tinha direitos apenas por parecer latino: “Isso me machuca. Eu sou americano e mesmo assim fui tratado como se não fosse.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo