Notícias

Juíza libera presos pelo ICE para protegê-los do coronavírus em New Jersey

Detentos liberados sofrem de diversos problemas de saúde crônicos, incluindo asma, doença cardíaca grave, pressão alta e diabetes

Todos os presos liberados sofrem de “condições médicas crônicas” e enfrentam “risco iminente de morte
Índice de aprovação de processos de asilo é baixo (Foto Canva)

Uma juíza federal de New York ordenou a libertação de dez presos pelo US Immigration and Customs Enforcement (ICE) em centros de detenções em New Jersey para protegê-los do coronavírus. Todos os  presos liberados sofrem de “condições médicas crônicas” e enfrentam “risco iminente de morte ou ferimentos graves se expostos ao COVID-19”, escreveu a juíza do tribunal distrital dos EUA, Analisa Torres em sua decisão.

Torres concedeu aos 10 homens uma ordem de restrição temporária, liberando-os por seu próprio reconhecimento “sujeitos a condições razoáveis e apropriadas”. A ordem da juíza também impediu Thomas Decker, diretor do Escritório do ICE em NY, e Chad Wolf, secretário interino do Departamento de Segurança Interna (DHS), de prender os homens durante as audiências de imigração.

A ordem de restrição expirará em 9 de abril, às 6:30 pm. Na ocasião, Wolf e Decker têm até 2 de abril para explicar por que a determinação judicial não deve ser convertida em liminar, afirmou a decisão de Torres.

Três dos presos estavam detidos na Penitenciária do Condado de Hudson. Cinco estavam detidos na Penitenciária do Condado de Bergen. E os dois restantes estavam presos na Penitenciária do Condado de Essex.

Os 10 detidos foram representados pelo Brooklyn Defender Services, que começou a pedir a libertação deles em 16 de março. Algumas das condições crônicas dos presos citadas na decisão do juiz incluem asma, doença cardíaca grave, pressão alta e diabetes.

Em um esforço semelhante, dois grupos jurídicos de New York, The Legal Aid Society e The Bronx Defenders, também entraram em ação recentemente para libertar sete detidos pelo ICE nas prisões de New Jersey e NY que correm “risco iminente” de contrair coronavírus por causa da idade de risco ou condições de saúde subjacentes. (Com informações do Brazilian Voice) 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo