Local

Juíza repreende procurador da Flórida por desafiar suspensão de lei contra imigrantes

Juíza federal acusa procurador-geral da Flórida de ignorar suspensão de lei estadual que criminaliza imigrantes sem documentos.

Juíza questiona descumprimento de ordem que suspende nova lei de imigração na Flórida. Foto: Reprodução TV

Uma juíza federal em Miami repreendeu o procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, por desafiar uma ordem judicial que suspendeu temporariamente uma nova lei estadual que criminaliza a entrada de imigrantes indocumentados no estado. A medida, assinada por Ron DeSantis em fevereiro, está sendo contestada pela ACLU (American Civil Liberties Union), e a juíza Kathleen Williams havia determinado sua suspensão enquanto o processo corre na Justiça.

Mesmo com a ordem em vigor, patrulheiros da Florida Highway Patrol prenderam mais de uma dúzia de pessoas, incluindo um cidadão americano, Juan Carlos Lopez Gomez, que apresentou sua certidão de nascimento dos EUA. A defesa de Uthmeier alegou que houve mal-entendido e que ele não tem autoridade direta sobre as forças policiais, apesar de publicações anteriores nas quais ele se dizia responsável por coordenar ações de segurança. “Estou surpresa e chocada”, disse a juíza Williams durante a audiência, ao criticar a postura do procurador e lembrar que desacatar uma decisão judicial pode configurar desrespeito à Corte. Ela destacou que não se incomoda com discordâncias, mas sim com tentativas explícitas de ignorar ordens legais.

Com a medida cautelar prestes a expirar, Williams afirmou que pretende emitir uma injunção mais firme para manter a suspensão da lei. Enquanto isso, departamentos como o do condado de Miami-Dade anunciaram que não irão aplicar a norma enquanto ela estiver judicialmente bloqueada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo