Estados Unidos

Kamala Harris faz história ao se tornar primeira mulher no cargo de vice-presidente dos EUA

Filha de mãe indiana e pai jamaicano, Harris é apontada por especialistas como fundamental na eleição de Joe Biden

Kamala Harris e o marido Douglas Emhoff caminham pela Pennsylvania Avenue rumo à Casa Branca ( foto: Erin Scott/Reuters)
Kamala Harris e o marido Douglas Emhoff caminham pela Pennsylvania Avenue rumo à Casa Branca ( foto: Erin Scott/Reuters)

A vice-presidente Kamala Harris, de 55 anos, faz história ao se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos. Harris, que tem raízes negras e asiáticas, tomou posse nesta quarta-feira (20). 

Vestindo roupas assinadas por dois estilistas negros, em tons de azul e roxo, Kamala fez o tradicional juramento com a mão direita erguida. Em seguida, cumprimentou o marido, Douglas Emhoff, e o presidente Biden. 

Em seu discurso, Biden exaltou a sua vice. “Hoje, toma posse a primeira mulher na história americana a ser eleita para o cargo, a vice-presidente Kamala Harris”, disse o Democrata. 

Hillary Clinton, assim como outras personalidades do mundo político e artístico, parabenizaram Harris pela conquista. 

“Estou muito feliz por Kamala, que é minha amiga. Estou convencida que ela vai ser uma excelente parceira para Joe Biden e vai colocar toda sua experiência e conhecimento a favor da população. O que o país precisa agora é de cuidado, compaixão e empatia. Kamala e Biden representam tudo isso”, disse Hillary. 

Na opinião de especialistas, a escolha de Harris para ser a vice de Joe Biden teve um papel crucial na eleição da chapa. Ela conquistou muitos votos dos imigrantes e latinos. 

Harris já sinalizou sua simpatia pela causa imigratória. Em entrevista recente, ela falou sobre um caminho para a cidadania para os jovens portadores do DACA (Deferred Action for Childhood Arrivals) e de TPS (Temporary Protected Status). 

Tanto o DACA quanto o TPS foram duramente atacados pelo governo Trump, que tentou acabar com ambos por meio de ordens executivas. 

Essas ordens foram barradas por juízes.

Harris também falou que novos juízes de imigração serão alocados para desafogar os tribunais de imigração.

Quem é Kamala Harris?

Formada em direito e ex-procuradora do distrito de San Francisco e do estado da Califórnia, a agora vice-presidente eleita ganhou projeção nacional ao questionar duramente, em sabatinas no Senado, indicados por Donald Trump para cargos de juiz da Suprema Corte e de Secretário de Justiça.

Ela foi senadora pelo estado da Califórnia desde 2017 e chegou a se apresentar como pré-candidata à Casa Branca. 

Harris nasceu numa família de imigrantes: a mãe dela é indiana, e o pai, jamaicano. Os dois tiveram vidas marcadas pela narrativa do “sonho americano”.

A mãe, que morreu em 2009, se tornou uma notável pesquisadora de câncer e ativista de direitos civis. O pai, hoje com 82 anos, foi professor de economia.

Em 2013, Harris conheceu o advogado Douglas Emhoff, com quem se casaria um ano depois. Ele, divorciado, tinha filhas crescidas de outro casamento, que tem uma ótima relação com a vice-presidente. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo