Estados Unidos Manchete

Kristi Noem não é mais diretora de Homeland Security

Presidente Trump anunciou pela rede Truth Social a demissão

Donald Trump demitiu Kristi Noem do cargo de diretora do Department of Homeland Security, e anunciou seu substituto, o senador Republicano por Oklahoma Markwayne Mullin (Foto: Youtube)
Donald Trump demitiu Kristi Noem do cargo de diretora do Department of Homeland Security, e anunciou seu substituto, o senador Republicano por Oklahoma Markwayne Mullin (Foto: Youtube)

Em nota publicada na sua rede social Truth Social, o presidente Donald Trump demitiu na quinta-feira (5) Kristi Noem do cargo de diretora do Department of Homeland Security, e anunciou seu substituto, o senador Republicano por Oklahoma Markwayne Mullin.

“Tenho prazer em anunciar que o altamente respeitado Senador dos Estados Unidos pelo grande Estado de Oklahoma, Marwayne Mullin, assumirá o cargo de Secretário de Homeland Security dos Estados Unidos (DHS), a partir de 31 de março de 2026”, escreveu Trump.

Após a saída, Noem assumirá o cargo de enviada especial para um departamento que ainda não existe, o Shield of the Americas, supostamente uma nova iniciativa de segurança para o hemisfério ocidental.

Noem começou a desgastar-se depois que operações do ICE em Minneapolis deixaram dois cidadãos americanos mortos e provocaram protestos em Minnesota. A atual diretora também se viu pressionada por parlamentares Republicanos por conta de vários assuntos, entre eles um suposto e lucrativo contrato publicitário.

Em declaração após o anúncio da demissão, Noem agardeceu ao presidente pelo novo cargp no Shield of the Americas. “Continuarei no trabalho de desmantelar os carteis que têm derramado drogas em nossa nação, e que têm matado nossos filhos e nossos netos”.

O senador Mullin ainda depende da aprovação do Congresso, por maioria simples, para assumir a chefia do Departamento.

Compartilhar Post: