Local

Lagarto africano se espalha por canais no sul da Flórida

Espécie africana pode ultrapassar 1,80 metro e já é considerada estabelecida em Cape Coral. Foto: Wikimedia Commons

Um lagarto que pode passar de 1,80 metro de comprimento está se espalhando pelos canais do sul da Flórida. O Nile monitor (Varanus niloticus), espécie nativa da África, já é considerado estabelecido em Cape Coral, e vem sendo registrado com frequência em outras regiões do estado.

Semi-aquático e carnívoro, o animal tem cauda longa e achatada, garras fortes e grande capacidade de adaptação. Pode ficar vários minutos submerso, sobe em árvores e usa os canais para deslocamento, por isso sua presença em bairros próximos à água.

Apesar do tamanho e da aparência que chamam atenção, o principal alerta é ambiental. O Nile monitor se alimenta de aves, ovos e pequenos animais nativos, afetando o equilíbrio de ecossistemas já pressionados no sul da Flórida. Por ser um predador oportunista e de grande porte, pode ser um risco para animais domésticos de pequeno porte que circulem próximos a canais.

A Florida Fish and Wildlife Conservation Commission (FWC) incluiu a espécie na lista de animais proibidos em abril de 2021, restringindo a criação como pet no estado. Segundo as autoridades, a presença na Flórida está ligada principalmente ao comércio de animais exóticos, com casos de fuga ou soltura intencional.

Lee County concentra o maior número de registros acumulados, seguido por Palm Beach, Miami-Dade e Broward.

Compartilhar Post: