Local

Lago no Hawaii se torna rosa por excesso de salinidade e preocupa ambientalistas

Ambientalistas afirmam que a tonalidade rosa é preocupante, resultado de um estresse ambiental no ecossistema aquático

Lago Kealia, na ilha de Maui, no Hawaii. Foto: @Traviskeahi_ / Instagram

No último dia 30 de outubro, o Lago Kealia, localizado na ilha de Maui, no Hawaii, surpreendeu os moradores ao apresentar uma coloração rosa intensa. Esse fenômeno peculiar é atribuído ao elevado teor de sal na água, que apresenta o dobro do nível em relação à salinidade do mar. Ambientalistas afirmam que a tonalidade rosa é preocupante, resultado de um estresse ambiental no ecossistema aquático.

Os testes realizados revelaram uma proliferação significativa de bactérias que prosperam em ambientes com altas concentrações de sal. Segundo o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, a tonalidade intensa de rosa representa uma ameaça ao ecossistema local, uma vez que os níveis elevados de sal tornam-se impróprios para a sobrevivência da maioria das espécies de peixes e limitam o acesso de outros animais à água potável. A razão por trás do aumento dessas bactérias ainda está sob investigação.

Preocupadas com os potenciais impactos, as autoridades locais emitiram um alerta, solicitando que as pessoas evitem se aproximar da água e não consumam peixes capturados no local. Amostras estão sendo coletadas da água para identificar a cepa específica de bactéria responsável pelo fenômeno, mas até o momento não há previsão de medidas para reverter a situação no Lago Kealia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo