Latinos estão mais interessados nas eleições 2016 do que na disputa anterior

0
1523

Os latinos estão prestando mais atenção ao cenário das eleições americanas em 2016, do que nas eleições de 2012, é o que aponta uma pesquisa do National Council of La Raza (NCLR), uma das maiores organizações pró-imigrantes do mundo.

A pesquisa mostra que aumentou o número de latinos que têm cidadania americana e se inscreveram para votar nas próximas eleições. Quarenta e três por cento dos eleitores se mostraram mais interessados em votarem em 2016 e 19% disseram que estão menos interessados.

Embora 38% tenha dito que o interesse permanece o mesmo das eleições passadas, o vice-presidente da NCLR, Erick Rodriguez disse que é significativo que dois entre cinco latinos tenham dito que estão mais interessados na próxima disputa à uma vaga na Casa Branca.

Sylvia Manzano, uma das representantes da entidade, disse que os pesquisados disseram que irão votar no presidente que representa seus interesses. A pesquisa mostrou que 28% votarão no candidato Democrata e 9% em um Republicano e outros 4% num candidato latino, independentemente de seu partido. “Nós percebemos que a comunidade latina está prestando mais atenção à corrida presidencial e estão focados na verdadeira transformação do país e, claro, atentos às propostas”, disse Sylvia.

Para 54% dos ouvidos pela pesquisa, caso aconteça uma reforma imigratória, as oportunidades econômicas e de trabalho serão melhores para a comunidade latina.

A pesquisa ouviu 1.157 pessoas entre 4 e 14 de novembro, com margem de erro de 2.9% para mais ou para menos.