Carlos Wesley Esportes

LeBron James busca mais um recorde

Aos 41 anos, ele está perto de se tornar o jogador com o maior número de jogos na NBA

Em sua 23ª temporada na liga, LeBron James continua sendo decisivo (Foto: Erik Drost/Wikimedia)
Em sua 23ª temporada na liga, LeBron James continua sendo decisivo (Foto: Erik Drost/Wikimedia)

LeBron James acaba de completar 41 anos de idade, no dia 30 de dezembro. Se dentro da quadra ele não teve motivos para comemorar, um dos maiores jogadores da NBA de todos os tempos – para muitos, o melhor – continua perseguindo recordes. A derrota do Los Angeles Lakers para o Detroit Pistons no dia do aniversário marcou a sua partida de número 1.577 na carreira na temporada regular, o que significa que ele agora está atrás apenas de Robert Parish (1.611) entre os atletas com maior número de jogos na história da liga.

Isso significa que LeBron pode alcançar o topo da lista ainda neste ano (2026): a franquia tem a cumprir mais 51 jogos, o que é mais do que suficiente para que o camisa 23 passe a ser o detentor de mais este recorde. Devido a uma contusão no tornozelo, ele ficou fora do time em 16 partidas na atual temporada, mas já demonstrou que está fisicamente bem e com boas médias – 20 pontos, 5 rebotes e 7 assistências.

Mas LeBron tem muitas outras marcas expressivas. A principal delas é a de maior pontuador da liga, com mais de 50 mil pontos anotados na temporada regular e playoffs. Isso ajudou na conquista de quatro títulos da NBA, com três equipes diferentes: Miami Heat (2012 e 2013), Cleveland Cavaliers (2016) e Los Angeles Lakers (2020). LeBron foi o melhor jogador da temporada (MVP) nestas quatro edições e possuiu três medalhas de ouro pelo Team USA (Jogos Olímpicos de 2008, 2012 e 2024) – por decisão própria, ele não participou das campanhas vitoriosas em 2016 e 2020/2021.

Muitos apontam que esta, a 23ª, é a última temporada de LeBron na NBA. Ele se tornou apenas o 12º jogador na história da liga a competir com 41 anos, mas ninguém nesta idade foi tão decisivo. É bem verdade que o Los Angeles Lakers tem, agora, uma nova estrela, Luka Doncic. O esloveno tem dominado as ações ofensivas da equipe e é disparado o jogador mais popular da liga, tanto em camisas vendidas quanto em votos para o All Star Game, marcado para 15 de fevereiro, justamente em Los Angeles.

Por enquanto, o “veterano” parece confortável com o papel de coadjuvante. “Eu tive que adaptar o meu jogo em prol do time e está tudo bem. Estou menos com a bola nas mãos e o ritmo da equipe é ditado por Luka. Assim temos mais chances de ganhar”, disse LeBron, após a derrota em Detroit. Os dois próximos compromissos do Lakers são em casa, na Crypto Arena, contra o irregular Memphis Grizzlies. Uma boa chance para que a franquia da Califórnia suba alguns degraus na tabela de classificação, já que atualmente LeBron e Cia. estão na quinta colocação da Conferência Oeste.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo