Estados Unidos

Legisladores retornam a Washington em meio a pedidos de controle de armas

Governador do Texas deve reunir-se para discutir novas medidas de proteção aos estudantes

Santa Fe High School foi palco de tiroteio nesta sexta-feira 18
Santa Fe High School foi palco de tiroteio na sexta-feira (18)

Dias depois de 10 pessoas terem sido mortas no tiroteio na escola Santa Fe no Texas, alguns legisladores democratas chamaram a atenção novamente para o controle de armas no país, uma discussão constante que vem tirando o sono de muitos.

Legisladores estão retornando para Washington na segunda-feira (21), mas há rumores de que o Congresso Nacional estaria disposto a adotar uma solução bipartidária no tópico de controle de armas, meses antes das eleições de meio de mandato.

Políticos de estados que foram vítimas de tiroteios em escolas estavam entre os mais expressivos nessa questão.

O senador democrata Chris Murphy – que viu 27 pessoas serem mortas em um tiroteio em 2012 em Newton, Connecticut – culpa seus colegas senadores pela falta de ação sobre o assunto em sua conta do Twitter na sexta-feira (18).

“Vamos dar o nome aos bois: a horripilante inação do Congresso, massacre após massacre, tornou-se um sinal verde para os possíveis atiradores, que pervertem o silêncio em endosso”, tuitou o senador Murphy.

Senador democrata da Virginia Mark Warner diz esperar que seus colegas deixem sua posição no controle de armas “evoluir.”

Deputado federal Ted Deutch cobra ação efetiva para o controle de armas no país
Deputado federal Ted Deutch cobra ação efetiva para o controle de armas no país

Do outro lado, o democrata Ted Deutch – cujo distrito representa Parkland, Flórida, onde 17 pessoas foram mortas em uma escola em fevereiro – convocou o presidente da Câmara, Paul Ryan, para “verificar” o histórico de antecedentes universais do plenário da Câmara.

Deutch tuitou na sexta-feira: “Não é cedo. É tarde demais. Para pelo menos 8 famílias. Por milhares de estudantes sobreviventes na escola Santa Fe. @SpeakerRyan, você teve 3 meses desde nossa reunião para verificações de antecedentes universais para o plenário. Quantos [meses] mais?”

No entanto, Ryan não dá mostras de que assumirá o problema.

No início do ano, os legisladores votaram por um pacote de gastos de US$1,3 trilhão, que incluiu um projeto de lei que incentiva as autoridades estaduais e federais a reportarem mais dados ao sistema de verificação de antecedentes de cidadãos armados do país.

“Enquanto precisamos aprender mais sobre o que aconteceu aqui, é urgente implementarmos as reformas que o Congresso aprovou recentemente para tornar as escolas mais seguras e manter armas fora do alcance daqueles que não deveriam tê-las”, disse Deutch em um comunicado. “Esse é um momento para se unir em apoio à comunidade de Santa Fe.”

É possível que a legislação sobre o controle de armas possa fazer mais progressos a nível estadual.

No Texas, o governador Greg Abbott ofereceu planos de “ação imediata” para os próximos dias, sugerindo uma reunião na terça-feira (22) a fim de discutir as novas medidas na proteção de estudantes em escolas contra a violência armada.

Vice-governador do Texas, Dan Patrick, disse em uma coletiva de imprensa haver diversos problemas que levam a tiroteios em escolas, como videogames, a indústria do entretenimento, a expulsão da religião em escolas, entre outros.

“Temos uma lei no Texas que permite aos professores ter porte de armas, mas a decisão é deixada nas mãos dos superintendentes e autoridades locais”, disse Patrick.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo