Aconteceu Comunidade

Líder indígena Arassari visita escolas do Sul da Flórida com apoio do Consulado-Geral do Brasil em Miami

No total, mais de 2 mil pessoas participaram das 10 apresentações realizadas para celebrar a semana do indígena no Brasil

Líder indígena Arassari, da tribo Pataxó, visita escolas do Sul da Flórida. Fotos: @cg.miami / Carlos Waldney

O Consulado-Geral do Brasil em Miami promoveu, entre os dias 17 e 21 de abril, uma série de encontros de alunos e professores com o líder indígena Arassari, da tribo Pataxó. O programa de visitas incluiu as escolas “Slam Boca”, “Olympus International Academy”, “Monarch High School”, “Cyprus Bay”, “Ransom Everglades”, “Ada Merritt”, “Ronald Reagan Senior High School”, “Florida International University” (FIU), “Gulliver Preparatory School” e “Sunrise Waldorf School of Miami”. No total, mais de 2 mil pessoas participaram das 10 apresentações realizadas para celebrar a semana do indígena no Brasil e a chegada dos portugueses em terras brasileiras.

Arassari Pataxó vem de linhagem de caciques e foi escolhido por sua tribo para representá-la. Em suas apresentações, Arassari Pataxó vestiu-se em trajes tradicionais de sua tribo, falou sobre as origens e a importância de seus antepassados para a história do Brasil e ressaltou o papel dos Pataxós como o primeiro grupo originário a fazer contato com as caravelas de Pedro Álvares Cabral, em Porto Seguro.

Para os alunos, Arassari contou que existem 380 grupos indígenas vivendo atualmente no Brasil, falando 214 idiomas. Seu povo, acrescentou, é ágrafo, sem escrita, e sua sabedoria é transmitida pela oralidade. Sublinhou a importância e o respeito aos idosos e afirmou que suas leis e seus princípios não restam em livros, mas no conhecimento tradicional. Arassari argumentou, ainda, que os indígenas no Brasil são os guardiões da floresta e clamou pelo respeito à natureza, pela proteção dos rios e pela preservação das florestas para as próximas gerações. O indígena encantou as crianças ao mostrar instrumentos que imitam o canto de pássaros e uma zarabatana e explicou as práticas de caça e pesca de sua tribo.

A presença do líder indígena nas escolas do Sul da Flórida e sua repercussão na comunidade brasileira mostraram-se extremamente positivas para o fortalecimento e expansão dos cursos de português e da cultura brasileira nas escolas públicas da região.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo