Estados Unidos Geral

Indicados ao Oscar receberam mensagem de líder Yanomami para trocar estatuetas de ouro por madeira

Líder da Associação Yanomami Urihi alertou os artistas para os riscos da extração ilegal de ouro para as comunidades indígenas. “Ouro é um símbolo de sucesso para você, mas, para nós, é um sinal de morte"

Estatueta de madeira simboliza o deus Omama, protetor da tribo (foto: YouTube)

Momentos antes da premiação do Oscar, os atores e atrizes indicados receberam um alerta nas redes sociais sobre os prejuízos que a extração ilegal de ouro causou para os povos indígenas Yanomami, no Brasil. Falando em idioma tupi, Junior Hekurari Yanomami, líder da Associação Yanomami Urihi, sugeriu a troca da estatueta da premiação, produzida em ouro 24 quilates, por uma de madeira simbolizando o deus Omama, protetor da tribo. “Ouro é um símbolo de sucesso para você, mas, para nós, é um sinal de morte. Por isso que o nosso povo, os Yanomami, estão contando a Hollywood o custo do ouro e enviando uma alternativa sem ouro. Por favor, nos ajude”, disse Junior na gravação que é parte de uma campanha chamada “The Cost of Gold”. Em 2021, 54% do ouro comercializado no Brasil tinha indícios de origem ilegal e a exploração irregular se intensificou nas terras Yanomami, em Roraima.

Em janeiro passado, uma crise humanitária na tribo fez com que o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva decretasse Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combater a desassistência sanitária da comunidade. Dados do governo pontam que 99 crianças indígenas morreram somente em 2022 por contaminação por direta com mercúrio, e outras consequências como desnutrição, pneumonia e diarreia. “Todos os participantes deste prêmio podem e já ajudaram muitas vezes a moldar o comportamento do mundo. Eles precisam saber o real custo do ouro ilegal e ajudar a espalhar esta mensagem, para que possamos ver a mudança”, disse Junior.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo