Literatura

Livro mostra a história de imigrantes americanos em Santa Catarina

“A Caminho do Ouro” resgata um período da história de Santa Catarina do qual não se tinha notícia e que foi esquecido pela memória popular

Capa do livro "A Caminho do Ouro"
Capa do livro “A Caminho do Ouro”

A história dos imigrantes americanos que povoaram Santa Cataria no século 19 está sendo retratada no livro “A Caminho do Ouro – norte-americanos em Santa Catarina”, de Jeff Franco e Marli Cristina Scomazzon. O livro é baseado em dezenas de manuscritos dos viajantes daquela época. A descrição abaixo foi feita por um americano na época:

“Esta pequena ilha tem muitas atrações: suas frutas não têm rivais; sua paisagem é selvagem e pitoresca; seus habitantes são amáveis e calmos. O clima embora cálido é influenciado por uma brisa marinha que faz com que o calor nunca seja opressivo”. Ele e outros milhares de americanos passaram por Santa Catarina rumo a Califórnia onde iam em busca de ouro.

Os viajantes ficavam encantados com tudo: com a comida (sobretudo o café e frutas exóticas), com a beleza da paisagem, com a hospitalidade dos nativos e houve até aqueles que apaixonados por alguma mocinha desistiram da busca ao ouro e ficaram por aqui definitivamente. O contato com os catarinenses foi idílico na maioria dos casos, mas também aconteceram conflitos e até mortos e a polícia local teve muito trabalho inclusive para repatriar viajantes que desistiam da jornada. É que viajar em pequenos barcos, por tantos quilômetros não era fácil. As queixas dos navegantes eram muitas e a falta de costume com o mar um grande empecilho.

Em resumo, “A Caminho do Ouro” resgata um período da história de Santa Catarina do qual não se tinha notícia e que foi esquecido pela memória popular. Mais informações em acaminhodoouro@hotmail.com e quem quiser comprar o livro basta acessar: http://www.insular.com.br/loja3/product_info.php/products_id/964.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo