Estados Unidos

Lula chega a Washington para encontro com Joe Biden na Casa Branca

A reunião entre os dois chefes de Estado está prevista para acontecer nesta sexta-feira (10), às 3:30pm, na Casa Branca; Janja terá um encontro reservado com a primeira-dama Jill Biden

Lula desembarca em Washington ao lado de Janja. Foto: Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Washington, nos Estados Unidos, na noite de quinta-feira (9), para participar de uma reunião com o presidente americano Joe Biden. O encontro entre os dois chefes de Estado está previsto para acontecer nesta sexta-feira (10), às 3:30pm, na Casa Branca.

Lula viajou acompanhado de uma delegação de oito pessoas, incluindo os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, da Fazenda, Fernando Haddad, e da Igualdade Racial, Anielle Franco.

O petista, sua esposa Rosângela Silva (Janja) e membros da comitiva que acompanham o presidente estão hospedados da Blair House, residência do governo americano destinada a visitantes de honra. Por medida de segurança, a polícia isolou a casa de hóspedes antes da chegada do presidente brasileiro, medida de praxe para proteger chefes de Estado.

Na manhã de sexta (10), Lula tem encontro marcado com o senador Bernie Sanders e a deputada Alexandra Ocasio-Cortez, na Blair House. Ele também se reune com lideranças sindicais da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais, conforme divulgou o Itamaraty.

Na agenda oficial da visita consta também um encontro entre a primeira-dama brasileira e a primeira-dama americana, Jill Biden. Quando os dois líderes do Executivo entrarem no Salão Oval, as duas primeiras-damas vão a outra sala na Casa Branca para um chá reservado.

Desde que foi eleito, Lula e Biden já conversaram por telefone em duas ocasiões: em 31 de outubro de 2022, quando o petista foi eleito para seu 3º mandato, e em 9 de janeiro, depois da invasão aos Três Poderes. Neste primeiro encontro oficial entre os presidentes, eles devem discutir o “apoio dos EUA à democracia brasileira e como os dois países podem continuar a trabalhar juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo”, conforme divulgou a secretária de imprensa americana Karine Jean-Pierre. Assuntos como migração, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico e questões de segurança também estão em pauta.

O retorno de Lula ao Brasil está previsto para sábado (11).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo