Brasil Estados Unidos

Lula convida Joe Biden para celebrar 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA

Na correspondência, Lula destacou a sólida relação bilateral entre as duas nações, salientando o significativo marco de 200 anos de relações diplomáticas

Lula faz convite para Joe Biden visitar o Brasil. Foto: Ricardo Stuckert / Agência Brasil

Em uma carta enviada recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), formalmente convidou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a visitar o Brasil. A informação foi apurada pela colunista Natuza Nery, do G1. Na correspondência, Lula destacou a sólida relação bilateral entre as duas nações, salientando o significativo marco de 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos. O presidente brasileiro expressou seu desejo de convidar Biden para participar das celebrações deste bicentenário.

Nos bastidores, informações obtidas por Nery revelam que Lula pretende fazer esse gesto em um momento crucial, durante o processo de sucessão de Biden, por diversas razões. Primeiramente, o gesto é uma forma de reconhecimento pelo apoio de Biden a Lula. Logo após a confirmação da vitória do petista nas eleições de 2022, a Casa Branca reagiu prontamente, enviando felicitações. Esse reconhecimento rápido foi considerado de extrema importância em um momento crítico para as eleições brasileiras.

Além disso, Biden enviou Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, durante o período de transição, para se reunir com o governo brasileiro. O encontro, ocorrido em 5 de janeiro de 2023, resultou em uma conversa de uma hora entre Lula e Sullivan.

O presidente americano também reagiu prontamente aos ataques ocorridos em Brasília em 8 de janeiro. Esses gestos foram amplamente apreciados por Lula, conforme relatado por fontes próximas ao G1.

Neste momento, em meio ao processo eleitoral nos Estados Unidos, não há indicações de que Biden planeje visitar o Brasil, sendo sua participação vista como improvável. No entanto, Lula acredita que o convite, especialmente em um contexto que abrange questões ambientais e o crescimento econômico por meio de energias renováveis, representa um gesto relevante, caso o presidente americano aceite.

Até o momento, não houve sinalização de uma resposta positiva por parte de Biden, uma vez que ele está envolvido no debate eleitoral americano. Independentemente disso, Lula considera importante realizar esse convite, agora formalizado e aguardando uma possível confirmação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo