Brasil Manchete

Lula nomeia primeiros ministros do novo governo

Fernando Haddad, Rui Costa e Mauro Vieira são alguns dos nomes indicados. Lula afirmou que anunciará nas próximas semanas os nomes de mais ministros e ressaltou que mulheres e negros farão parte de seu governo

Lula nomeia Fernando Haddad para o Ministério da Fazenda. Foto: Reprodução Facebook

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta sexta-feira (9) os primeiros ministros de seu governo, que inicia em 1o de janeiro de 2023.

Foram anunciados os titulares de cinco pastas: Fazenda, que fica com Fernando Haddad (PT), ex-ministro da Educação, ex-prefeito de São Paulo e homem de confiança de Lula. O novo Ministério, que deixa de chamar Ministério da Economia, deve voltar a ser desmembrado em outras pastas.

O atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), assumirá o comando da Casa Civil. Ele não concorreu nas eleições deste ano por já estar em seu segundo mandato. Costa é um dos principais aliados de Lula e seu nome era cotado para assumir um ministério no novo governo.

Já o embaixador Mauro Vieira será o ministro das Relações Exteriores. Ele chefia a Embaixada do Brasil em Zagreb, na Croácia. 

A pasta da Justiça ficou com o senador eleito Flávio Dino (PSB), ex-governador do Maranhão que foi o principal porta-voz do grupo de trabalho sobre esse tema durante a transição de governo.

Para comandar o Ministério da Defesa, Lula escolheu o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro. 

Lula afirmou que anunciará nas próximas semanas os nomes de mais ministros e ressaltou que mulheres e negros farão parte de seu governo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo