Estados Unidos Geral

Magnata americano vende empresa e divide $85 milhões entre funcionários

Aos 75 anos, o empresário norte-americano Donald Friese vendeu sua empresa de insumos para vidro, a C.R. Laurence, por $1,3 bilhão para um grupo irlandês. Pelo acordo, ele recebeu $1,2 bilhão em dinheiro, mais $1 milhão em notas promissórias. Também garantiu a manutenção do emprego de seus 1,6 mil funcionários.

Como forma de agradecimento pelo trabalho, Friese doou $85 milhões do montante recebido aos empregados com mais de um ano de empresa, informa o portal UOL. O valor mínimo recebido pelos funcionários foi de $5.000, mas houve quem embolsasse mais de $1 milhão.

“Não poderia construir tudo isso sem meus funcionários. Então, pensei que seria justo dividir com eles”, disse à revista “Forbes” o empresário, que nasceu em uma família pobre, na zona rural da Pensilvânia, e fez a própria fortuna.

Segundo a publicação, Friese foi um dos primeiros funcionários a ser contratados pela empresa, então recém-aberta, em 1961, e foi subindo no organograma do business. Hoje, a companhia distribui mais de 65 mil produtos para a indústria de vidro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo