Estados Unidos

Mahmoud Khalil acusa governo de prisão indevida e pede $20 milhões

Detido por mais de três meses na Louisiana, estudante da Columbia diz ter sido vítima de perseguição política e difamação após protestos pró-Palestina.

Detido pelo ICE pede indenização milionária. Foto: Reprodução TV

Mahmoud Khalil, estudante da Columbia University, entrou com um pedido de indenização de 20 milhões de dólares contra o governo Trump, alegando prisão indevida. Ele foi detido por mais de três meses em um centro do ICE (Immigration and Customs Enforcement), e diz não ter qualquer vínculo comprovado com grupos terroristas.

Khalil foi preso em março em Nova York, durante uma operação federal sem mandado judicial. Ele foi levado para o LaSalle Detention Center, onde afirma ter sofrido restrições severas de contato com advogados e familiares. O caso ganhou repercussão por ocorrer em meio a uma série de detenções de estudantes envolvidos em protestos pró-Palestina em universidades americanas.

Na ação apresentada sob a Federal Tort Claims Act, a defesa de Khalil alega perseguição política e tentativa de deportação sem base legal. Ele também acusa o governo de difamação, por associá-lo publicamente a grupos extremistas como o Hamas, sem apresentar provas.

Caso o pedido seja rejeitado, Khalil poderá abrir uma ação formal na Justiça. Porém, ele afirma que consideraria um pedido oficial de desculpas e mudanças nas práticas da ICE como alternativa ao valor da indenização. O DHS (Department of Homeland Security) ainda não comentou oficialmente o caso.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo