Maior iceberg do mundo se desprende da Antártica

O A-76 é oitenta vezes maior que a ilha de Manhattan e está à deriva no Mar de Weddell, uma porção do oceano que fica abaixo da América do Sul

0
1809
Imagens da enorme cratera foram capturadas por satélites pela missão Copernicus Sentinel-1 (foto: Reuters)
Imagens da enorme cratera foram capturadas por satélites pela missão Copernicus Sentinel-1 (foto: Reuters)

O iceberg A-76, com 1.668 milhas quadradas, medindo 106 milhas de comprimento e 15 milhas de largura— cerca de 80 vezes maior do que a ilha de Manhattan — se desprendeu de uma plataforma de gelo na Antártica, no Hemisfério Sul, e  está à deriva no Mar de Weddell, uma porção do oceano que fica abaixo da América do Sul.

É o maior iceberg do mundo, um posto até agora detido pelo A-23A.

As imagens da grande massa flutuante no mar de Weddell foram capturadas pelos satélites da missão Copernicus Sentinel-1. O nome do iceberg, A76, se refere à região de onde ele se originou, Antártica, e é o 76º iceberg a ser rastreado pelo U.S. National Ice Center.

De acordo com o órgão, a separação da plataforma de Ronne começou em 13 de maio e ,segundo os cientistas, não tem relação com as mudanças climáticas.  Mas a temperatura do planeta aumentou mais de 1ºC desde a era pré-industrial, devido às emissões de gases causadores do efeito estufa, provocadas pelas atividades humanas. 

A Antártica registrou, no entanto, um aumento de temperatura duas vezes superior.

https://twitter.com/ESA_EO/status/1394913003749969920