Mais de 4 mil crianças estão sob custódia do governo na fronteira

Departamento of Health and Human Services está tendo dificuldade de processar a entrada de tantos menores e DHS deslocou agentes do FEMA para ajudar

0
1451
Agentes do CBP trabalham dia e noite para conter o grande fluxo de imigrantes na fronteira (FOTO CBP)

Agentes federais estão tendo dificuldade de processar um grande número de imigrantes indocumentados que se dirigem todos os dias para a fronteira dos EUA com o México. Grande parte desses imigrantes são crianças.

De acordo com levantamento do Customs and Border Protection (CBP), obtido pela CNN, cerca de 4.200 crianças estão sob custódia do governo atualmente. O processamento para abrigar essas crianças é feito pelo Department of Health and Human Services, que está operando acima de sua capacidade.

Para efeitos de comparação, no auge da crise na fronteira em 2019, 2.600 crianças desacompanhadas estavam sob custódia do governo.

O secretário do Homeland Security, Alejandro Mayorkas, designou agentes do Federal Emergency Management Agency (FEMA) para auxiliar no processamento dessas crianças.

“Estou grato pelo talento e capacidade de resposta da equipe do FEMA”, disse Mayorkas em um comunicado. “Estou extremamente orgulhoso dos agentes da Border Patrol, que têm trabalhado sem parar em circunstâncias difíceis para cuidar de crianças temporariamente sob nossos cuidados. No entanto, como já disse muitas vezes, uma instalação de Patrulha de Fronteira não é lugar para uma criança”.

O secretário reforçou o pedido para que imigrantes não tentem atravessar a fronteira ilegalmente, nem mandem seus filhos para fazer a travessia.