Notícias

Mais de 75% dos americanos são contra o fim do DACA

Anúncio do fim do programa feito pelo governo Trump causou protestos em todos os EUA; advogado acredita que algo positivo pode sair para esses jovens em seis meses

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (5) pelo site “Politico” aponta que 76% dos americanos se opõe ao fim do Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) e a possível deportação dos 800 mil jovens sem documentos conhecidos como “dreamers”, cuja proteção foi suspensa pelo presidente Donald Trump.

A sondagem, realizada pela empresa Morning Consult, indica que apenas 15% dos consultados se mostra a favor da deportação desses jovens.

Além disso, 58% dos entrevistados está a favor de que os dreamers fiquem nos Estados Unidos e possam obter a nacionalidade, enquanto 18% apoia que recebam apenas a residência.

Os beneficiários do DACA recebem o apoio maioritário de americanos de todas as ideologias, entre Democratas (84%), Republicanos (69%) e Independentes (74%).

Até mesmo entre os eleitores de Trump, a grande maioria (66%) é contra sua deportação.

A Morning Consult realizou a pesquisa entre 31 de agosto e 1º de setembro com entrevistas com 1.993 eleitores registrados e a margem de erro é de 2%.

Jeff Sessions anunciou na terça-feira (5) o fim do plano promovido pelo ex-presidente Barack Obama, conhecido como DACA e que protegeu da deportação 800 mil jovens sem documentos, mas a suspensão só será efetivada dentro de seis meses para forçar o Congresso a encontrar uma alternativa. O programa permite que estudantes que ingressaram ilegalmente na companhia dos pais, depois de fazerem um cadastro, conseguissem social security, carteira de motorista e autorização para trabalhar. 

Otimismo

Pelo menos 8 mil jovens brasileiros são beneficiados pelo programa. O advogado de imigração, Ludo Gardini, aconselha a comunidade a não entrar em pânico. “Enfrentaremos seis meses de tensão pela frente e durante este período pode haver uma chance de passar uma lei que beneficie ou dê documentos para quem foi agraciado pelo programa”, afirma.

Gardini ressalta que os jovens que têm seus DACAs em ordem, pode ficar tranquilos até o dia 05 de março do próximo ano, data em que o programa terminará. “Mas até lá muitas coisas podem acontecer e a situação destes jovens poderá gerar uma comoção política e um novo caminho pode surgir”, conclui. Os jovens que estão com a autorização de trabalho vencendo podem renovar até o dia 5 de outubro. “Não deixem para o último dia”. Vale lembrar que qualquer aplicação enviada depois do dia 5 de outubro será rejeitada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo