Estados Unidos Manchete

Máscaras passam a ser obrigatórias em transportes públicos de todo país

Mas não qualquer máscara. A legislação federal que entrou em vigor na madrugada desta terça-feira (2) especificou qual tipo de cobertura facial será considerada proteção contra o coronavírus

Usuários e funcionários de transportes públicos devem usar as coberturas faciais (foto: pixabay)
Usuários e funcionários de transportes públicos devem usar as coberturas faciais (foto: pixabay)

À meia-noite desta terça-feira (2 de fevereiro), entrou em vigor a lei federal que torna obrigatório o uso de máscaras nos transportes públicos como ônibus, metrô, balsa, navio e avião.

Mesmo no estado da Flórida, onde o governador Ron DeSantis se opôs ao uso mandatório das coberturas faciais em áreas públicas, a medida deve ser cumprida.

“A transmissão do vírus por meio de viagens levou – e continua levando – à disseminação interestadual e internacional do vírus”, disse o Centers for Disease Control (CDC), em comunicado.

Passageiros de Uber, Lyft, táxi e aqueles em trânsito nos aeroportos, terminais de ônibus, estações de trem, portos marítimos ou em qualquer área que forneça meio de locomoção também devem cumprir a legislação.

Para garantir a adequada proteção da população, o CDC também definiu o que será considerado ‘máscara’ . Segundo o órgão:

  • A máscara deve ser um pedaço de material sólido, sem fendas, válvulas ou qualquer tipo de perfuração
  • Se for de pano, deve conter duas ou mais camadas de tecido. Materiais como tricô ou outros que deixam a luz passar não serão admitidos
  • Os chamados ‘face shields’ (escudos faciais) podem ser usados como forma de reforço ao uso da máscara, mas não sozinho
  • Lenços, cachecois, golas de camisa ou bandanas não são considerados proteções
  • O usuário deve ajustar a máscara no rosto de modo a cobrir completamente o nariz e a boca.

Pessoas que descumprirem a ordem estarão cometendo uma infração de nível federal e podem estar sujeitas à multa.  

Algumas execeções ao uso das coberturas são permitidas no caso de pessoas que precisem tomar remédios, se comunicar com um deficiente auditivo, se alimentar ou ingerir líquido, entre outras.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo