Mayfair House Hotel & Garden, ícone da hotelaria de Coconut Grove, reabre aos hóspedes

A reforma que consumiu $50 milhões recuperou a magia dos tempos áureos do hotel e de Coconut Grove

0
427
Lendário hotel de Coconut Grove é reformado para resgatar seus tempos de glória (Foto: hotelonline.com)
Lendário hotel de Coconut Grove é reformado para resgatar seus tempos de glória (Foto: hotelonline.com)

Quando você abre a porta da frente do novo Mayfair House Hotel & Garden – a porta original de madeira esculpida que foi cuidadosamente restaurada – você entra no passado e olha para o futuro. 

Seu primeiro passo para dentro revela um exuberante jardim tropical, um oásis longe das movimentadas ruas de Coconut Grove. Caminhe para o pátio ao ar livre repleto de vegetação e contemple os andares acima, onde as passarelas ao ar livre levam a quartos frescos, escuros e elegantes. Sente-se, peça uma bebida e maravilhe-se em saber que de alguma forma, milagrosamente, um pedaço do passado do Grove foi preservado. 

A história está ameaçada em Coconut Grove nos dias de hoje. Enquanto as multidões voltaram ao reformado CocoWalk e aos muitos novos restaurantes, os charmosos bangalôs antigos estão sendo substituídos por enormes cubos de concreto em um ritmo alarmante, e a gentrificação ameaça o histórico bairro de Black Grove.

O novo Mayfair, no entanto, presta homenagem a tudo o que tornou o Grove especial. 

A reforma de $50 milhões do hotel, inaugurado em 1985 e projetado pelo arquiteto Kenneth Treister, foi concluída em dois anos. Manter a visão única de Treister – os edifícios de Barcelona do arquiteto espanhol Antoni Gaudí foram suas fontes de inspiração – foi uma peça crucial do quebra-cabeça, de acordo com Matthew Goodrich, do estúdio de design Goodrich, com sede em New York, que supervisionou a reforma.

“Tínhamos tanto amor pelo prédio”, disse Goodrich. “Kenneth Treister reuniu tantas referências de design incomuns em uma linguagem inteira. O primeiro pensamento que tivemos foi: como ficar fora do caminho e ainda atualizá-lo? Como trazemos de volta elementos e criarmos um novo conjunto de camadas que aumentam o que está lá?” 

Veja como: preserve peças originais como as portas da frente, os guindastes ornamentais que se erguem por todo o pátio, as aldravas originais das portas dos quartos do hotel. Crie luz no pequeno saguão, outrora escuro, adicionando janelas e uma instalação da artista Michele Oka Doner. Ressuscite o Mayfair Grill com um novo conceito e cardápio. Transforme uma fonte há muito enterrada em um restaurante e um elevador em um bar que serve coquetéis artesanais.