Ciência e Tecnologia Manchete

Médico brasileiro conduz cirurgia histórica de transplante de rim de porco para paciente humano em Boston

O marco inédito representa um avanço significativo na medicina, abrindo novas possibilidades para milhares de pacientes que aguardam por um transplante de rim

Leonardo Riella realizou a cirurgia histórica no Massachussets General Hospital. Foto: YouTube

Na vanguarda da medicina, o médico brasileiro Leonardo Riella liderou uma equipe no primeiro transplante de rim de um porco geneticamente modificado para um paciente humano vivo. A notável cirurgia aconteceu no Massachussets General Hospital, onde Riella exerce sua prática médica, conforme divulgado pela instituição na quinta-feira (21).

O marco inédito representa um avanço significativo na medicina, abrindo novas possibilidades para milhares de pacientes que aguardam por um transplante de rim. Anteriormente, em 2021, uma equipe em New York havia realizado um procedimento semelhante, porém em um paciente que já havia sido declarado com morte cerebral, como parte de uma pesquisa.

A operação é uma luz no fim do túnel para aqueles que sofrem de insuficiência renal, oferecendo uma alternativa promissora à diálise. O paciente submetido ao procedimento está se recuperando favoravelmente, trazendo esperança para muitos outros na mesma situação.

“Toda semana, somos confrontados com a triste realidade de retirar pacientes da lista de espera devido à piora de seu estado de saúde durante a diálise. A pronta disponibilidade de um rim poderia significar uma mudança radical na vida de milhares de pessoas, oferecendo um tratamento substancialmente melhor do que a diálise”, declarou o Dr. Leonardo Riella, destacando a importância desse avanço médico.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo