Negócios

Medo do vírus zika provoca queda no turismo em Miami

Hotéis reservaram 2,9% menos quartos no distrito central de Miami e nas áreas ao norte nas primeiras três semanas de agosto

Quatorze casos de zika vírus foram registrados em Wynwood
Quatorze casos de zika vírus foram registrados em Wynwood

As recentes noticias sobre contaminação por vírus zika em Miami vêm fazendo com que turistas repensem viagens à cidade. Potenciais viajantes fizeram menos reservas de hotéis e as tarifas aéreas para Miami ficaram mais baratas desde que o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti foi detectado na região. É o que mostram dados revisados pela agência de notícias Reuters.

Hotéis reservaram 2,9% menos quartos no distrito central de Miami e nas áreas ao norte nas primeiras três semanas de agosto, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a consultoria STR.

A região inclui o bairro de Wynwood, onde, em 29 de julho, autoridades da Flórida confirmaram casos de pessoas infectadas pelo vírus –as primeiras transmissões autóctones nos Estados Unidos. Focos de transmissão também foram identificados em Miami Beach.

A queda nas reservas hoteleiras pode ser um sinal precoce do efeito do vírus na robusta indústria turística de Miami, que movimentou $24,4 bilhões em 2015, segundo o Greater Miami Convention and Visitor Bureau.

Jan Freitag, vice-presidente sênior da consultoria, disse à Reuters que o declínio não se deu porque os números do ano passado foram anormalmente grandes, e que ele poderia, sim, refletir o impacto da preocupação com o vírus da zika.

“Não sabemos o suficiente ainda”, afirma, acrescentando que, para uma conclusão mais concreta, seriam necessários dados de ao menos mais dois meses e uma análise do tráfego de viajantes vindos da Europa e do Brasil, que estão entre os maiores emissores de turistas para o sul da Flórida.

“O vírus da zika não é só uma séria ameaça à saúde pública: tem potencial para ser uma ameaça igualmente séria à economia local”, diz o analista da indústria de viagens Henry Harteveldt, para quem a preocupação com o vírus provavelmente contribuiu com o declínio no turismo em Miami.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo